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Gestão empresarial - administração financeira na pequena empresa

A empresa precisa se orientar pelo mercado sem abrir mão dos conceitos de administração financeira

O setor financeiro produz e coleta informações de grande peso nas decisões tomadas pela empresa. Na prática, equilibrar custos e despesas é o desafio constante do administrador financeiro e sua equipe. Esse profissional ocupa um cargo de função estratégica e sua qualificação, bem como a do grupo de trabalho que o acompanha, é indispensável para o sucesso do negócio. Afinal, os lucros também são resultado da aplicação dos conhecimentos certos por pessoas capacitadas para isso.

Na maioria dos casos, são decisões desastrosas e a má utilização dos recursos financeiros que comprometem a saúde do empreendimento. Foto: Stock.XCHNG

No comércio ou na indústria, seja qual for o setor de seu empreendimento, saber aplicar os recursos financeiros obtidos ou acumulados ao longo das atividades da organização é vital. A atuação em todos eles demanda pesquisas de mercado bem delineadas, projetos estruturados sobre bases financeiras sólidas e metas realistas quanto às condições de expansão da empresa, bem como de ações estudadas de contenção de gastos ou de aquisição de novos.

“Aqui reside a importância do planejamento e das boas práticas de administração.(...) Muitas pessoas reclamam da falta de recursos para levar o negócio à frente. Ora, a experiência mostra que, na maioria dos casos, são decisões desastrosas e a má utilização dos recursos financeiros que comprometem a saúde do empreendimento”, afirma o especialista em administração financeira Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Administração Financeira na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

De acordo com o especialista, é importante que a empresa se oriente sempre pelo mercado, ou seja, pelo cliente. Contudo, é preciso estar fundamentada em conhecimentos da área de finanças. Para auxiliar os empresários nessa importante tarefa, o curso aborda os principais conceitos da administração financeira. Conheça dicas desse conteúdo:

Identificação do mercado-alvo

O equilíbrio financeiro depende de um correto posicionamento estratégico no seu segmento de mercado para depois estruturar os recursos de forma a obter o maior benefício na venda de produtos e serviços.

Segmentos que surgem e desaparecem não são interessantes. Uma boa segmentação envolve a divisão do mercado por uma sucessão de variáveis. As bases utilizadas para esta divisão são: localização geográfica (limites políticos, área comercial); características demográficas (idade, sexo, estado civil, raça, nacionalidade, religião, tamanho da família), entre outras.

Contabilidade de custos

A contabilidade de custos pode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio.

Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, com o objetivo de operar de forma racional, eficiente e lucrativa.

Margem bruta de comercialização

A margem bruta de comercialização representa a diferença, em valor ou percentual, entre o preço de venda de um determinado produto ou serviço e o seu custo. A margem bruta de comercialização pode também representar o índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda. Nesse caso, a margem também é conhecida como mark-up.

Administração de estoques

Administrar estoque é evitar o excesso ou insuficiência de abastecimento ou extravio de insumos ou mercadorias. O excesso de estoques representa maiores custos para a empresa, não só operacionais (espaço, cuidados, etc.), como financeiros (recursos investidos).

Por outro lado, a insuficiência representa paralisações no processo produtivo, queda de produtividade, perda de venda, ou seja, menores retornos para o empresário. Finalmente, os controles evitam perdas, extravios ou até roubo de produtos e, ou mercadorias, significando redução de custos na empresa.

Por Luci Silva

 

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