WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como os APLs são compostos, você sabe?

Uma das principais características de um Arranjo Produtivo Local (APL) é a presença maciça de empreendimenos de pequeno porte num determinado território

Como os APLs são compostos, você sabe?   Artigos Cursos CPT

 

Uma das principais características de um Arranjo Produtivo Local (APL) é a presença maciça de empreendimenos de pequeno porte num determinado território, que pode encontrar delimitações multiplas, de cunho eminentemente territorial/fronteirço, sociocultural, histórico e, ou político, entre outras possibilidades.

“Em geral, essa aglomeração de empresas está focada em atividades de um mesmo segmento, nesse determinado território, onde é possível encontrar um capital social, cultural e político e um conjunto de empresas de indústrias correlatas”, afirma Brenner Lopes, professor do Curso a Distância CPT Como Implantar um APL - Arranjo Produtivo Local.

Na verdade, existem diversas definições para arranjo produtivo local, não havendo um consenso geral em torno de uma única definição, ao mesmo tempo em que em sua esmagadora maioria, apesar das diferenças de amplitude, profundidade e refinamento conceitual, integram um mesmo conjunto de questões definidoras.

O que é um APL?


Gascón et al. (2010, p. 32) defendem que, mesmo havendo esse conjunto de definições, ainda sem um consenso geral, as visões e definições parecem convergir para três pontos fundamentais:

1. Os clusters são concentrações geográficas de empresas especializadas, competências e habilidades avançadas de mão de obra e instituições de apoio que dão lugar a fluxos de conhecimento e efeitos de aglomeração em forma de economias de escala e de diversificação;

2. Os clusters provêm de um conjunto de serviços especializados e personalizados a um grupo específico de empresas que dispõem de algumas vantagens competitivas, como: infraestruturas avançadas e especializadas, serviços específicos de apoio às empresas, capacitação de mão de obra, concorrência e estreita cooperação;

3. Os clusters estão caracterizados por um conjunto de atores institucionais e sociais (universidades, empresas, poder público, por exemplo) que estão profundamente inter-relacionados e que cooperam e interagem intensamente.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Quer que seu município prospere economicamente? APLs nele!
Qual a lógica de trabalhar com APLs em municípios?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!