- Anterior
- Próxima

Sintomas
Aroeira – o contato (ou, em certos casos, a proximidade) provoca reação dérmica local (bolhas, vermelhidão e coceira), que persiste por vários dias; a ingestão pode provocar manifestações gastrointestinais.
Comigo-ninguém-pode – a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náusea, vômito, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.
Espirradeira – a ingestão ou o contato com o látex pode causar dor e queimadura na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos, cólicas abdominais, diarreia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar à morte.
Uma lista de plantas que provocam intoxicação pode ser encontrada no portal do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): www. Fiocruz.br/sinitox
Tratamento
- Procure auxílio médico.
- Consulte o Centro de Controle de Intoxicação de sua região.
- Provoque o vômito somente se recomendado pelo médico.
- Cuidadosamente, retire da boca o que resta da planta.
- Enxague a boca com água corrente abundante.
- Examine a língua e a garganta para verificar a irritação causada.
- Guarde a planta para análise; informe-se sobre nome e características.
Conheça o Curso CPT Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.