WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Sociedade considera respeitoso e com status negócios empreendedores

A crise econômica que o mundo sofreu gerou desempregos e estimulou as pessoas a investirem em atividades empreendedoras como uma alternativa de renda

 

A carreira do empreendedor se distancia cada vez mais daquela imagem negativa de que a opção de abrir um pequeno negócio era daquele que não “levava jeito” nos estudos.

 

No último mês, foi divulgado o relatório Empreendedorismo no Brasil 2009. Esse foi realizado pelo GEM – Global Entrepreneurship Monitor, que é representado no país pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. O mesmo estudo é realizado em outros 54 países com o objetivo de revelar a atividade empreendedora no mundo.

No Brasil, a pesquisa revelou que 15,3% da sua população entre 18 e 64 anos estão envolvidos em negócios com menos de 42 meses de existência. Com relação ao ano de 2008, o índice aumentou em 12%. A justificativa vem, em grande parte, da crise econômica que o mundo sofreu, uma vez que gerou desemprego e estimulou as pessoas a investirem em atividades empreendedoras como uma alternativa de renda.

Essa proposição ganha mais veracidade quando se analisa a proporção entre os negócios de oportunidade e os negócios por necessidade. Em 2008, para cada dois negócios abertos por oportunidade identificada, um era aberto por necessidade ou falta de opção do empreendedor.  Em 2009, a taxa foi de 1,6 negócio de oportunidade para cada negócio aberto por necessidade. Outra taxa positiva foi a de negócios com até 18 meses de existência, que chegou a dobrar.

Para o professor e instrutor do Sebrae, Adriano Godoy, no curso Loja de Sucesso – Planejamento, Gestão e Marketing, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “estamos vivendo a era do planejamento estratégico, onde se programa passo a passo os caminhos do novo negócio, para lidar com as contingências do mercado. Hoje, se recomenda um planejamento amplo, pensando no seu negócio e em sua sobrevivência nos primeiros anos, e mais do que isso, projetar para saber se sua empresa tende a existir nos próximos dez anos”.

O estudo também ressaltou que existe uma postura mais aberta da sociedade com relação ao empreendedor. Dos que foram entrevistados, 80% avaliam o início de um negócio como uma opção desejável de carreira, e ainda consideram que o sucesso advindo dessa atividade proporciona status e respeito diante da comunidade. Assim, a carreira do empreendedor se distancia cada vez mais daquela imagem negativa de que a opção de abrir um pequeno negócio era daquele que não “levava jeito” nos estudos.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!