WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sistema de respiração tem efeito direto na emissão da voz

Quando o processo de respiração não é utilizado de forma correta, compromete o bom desempenho do orador

Normalmente, inspiramos só pela metade, falamos ou ainda continuamos a falar, quando o ar praticamente já terminou.

A respiração é um ato muscular coordenado, pelo qual o volume da cavidade do tórax é alternadamente aumentado ou diminuído. Até há pouco tempo, a respiração era considerada sobre dois aspectos. Primeiro, por sua função inerente de realizar as trocas gasosas e, depois, sua relação com a fala, funcionando como uma bomba propulsora de ar.

O processo respiratório revela o estado emocional em que a pessoa se  encontra. Por ele é possível perceber a agitação e excitação, pois a respiração torna-se rápida e irregular. No estado de equilíbrio e calma, a respiração torna-se harmônica, regular, lenta e suave.

De acordo com o professor Marcos Antonio Barbosa, consultor de empresas e palestrante sobre o tema comunicação, no curso Falando em Público, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a respiração correta para o orador ou para qualquer pessoa é aquela em que ao enchermos o pulmão o fazemos na sua parte inferior, na região abdominal e não na região torácica”.

O professor explica que basta olhar a estrutura do pulmão para entender. “Esse órgão é maior na sua parte abdominal, onde cabe mais volume de ar. Esse método é conhecido como respiração diafragmática”, acrescenta.

Para fazer o teste, coloque a mão direita sobre o peito e a mão esquerda mais abaixo, no abdômen. Inspire ar, o bastante para encher bem o pulmão, e inspire direcionando o ar para a região abdominal. Perceba que a mão esquerda sobe e a direita fica parada. O abdômen se movimenta, o tórax não. Depois expire o ar, novamente a mão esquerda se mexe e a direita fica parada.

“Faça esse exercício constantemente, pelo menos umas dez vezes ao dia, até que se acostume, e passe a ter respiração diafragmática, que é mais saudável. Se você adquirir esse hábito de respirar com o 'fundo dos pulmões', notará imediatamente uma acentuada melhoria na emissão da voz, além de experimentar uma melhoria geral na saúde”, diz o professor Barbosa.

O trabalho adicional que incumbe o movimento do diafragma resulta em crescente eficiência digestiva. O oxigênio adicional faz com que as células existentes na parte inferior dos pulmões produzam um efeito tônico em toda a corrente sanguínea. Duas condições para que tenha uma saúde melhor.

Por: Ariádine Morgan

Curso CPT - Falando em Público

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?