
Entre janeiro e novembro de 2015, o setor de Silvicultura no Brasil apresentou um saldo acumulado na balança comercial de US$ 5,3 bilhões e as culturas mais exploradas em termos de área plantada, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia, são eucalipto e pinus.
Dados recentes apontam que as florestas plantadas representam 290 milhões de hectares. Destes 290 milhões, 5% estão na América do Sul e destes 5%, a metade está em território brasileiro. Camila Braga, assessora técnica da Comissão Nacional da Silvicultura e Agrossilvicultura, da CNA, afirma que a estes dados mostram o grande potencial brasileiro na produção florestal, sendo este tanto para o abastecimento interno quanto externo.
Três cadeias produtivas distintas compreendem o setor florestal brasileiro: da madeira industrial, do processamento mecânico da madeira e da madeira para energia. Das três, a que mais contribui para o crescimento econômico do País é o de celulose e papel. Compreende-se aqui as etapas de plantio, produção, colheita, comércio, distribuição e transporte.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Canal Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.