WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Eucalipto transgênico rende mais do que o convencional

Planta gera mais celulose por centímetro quadrado, sendo ideal para a indústria de papel

 Eucalipto transgênico pode render até 20% a mais do que as variedades comuns.

A FuturaGene, empresa de origem israelense, pertencente à brasileira Suzano Papel e Celulose, desenvolveu uma nova variedade de eucalipto transgênico com cerca de 20% a mais de celulose. Assim, a planta seria ideal para o processamento industrial, na confecção de papel e fibra celulósica, além de bioenergia e biocombustíveis.

Na pesquisa, espécies comuns de eucalipto receberam o gene da Arabidopsis thaliana, planta-modelo muito utilizada em experimentos genéticos. Os testes tiveram início em julho de 2010,  numa fazenda no município de Angatuba, São Paulo.

O gene introduzido no eucalipto é responsável pela codificação das endoglucanases, enzimas específicas que atuam na formação química da celulose. A alteração genética faz com que as enzimas produzam mais celulose, que se acumula na parede celular das plantas, resultando num maior volume de madeira.

Deste modo, a planta transgênica possui maior produtividade e um crescimento mais rápido, o que confere uma redução nos custos e lucros maiores e mais rápidos. Enquanto as variedades comuns produzem cerca de 45 metros cúbicos por hectare, a geneticamente modificada rende cerca de 30% a 45% a mais.

A empresa ainda irá testar os efeitos das alterações genéticas na planta e sua inserção no meio ambiente. Depois disso, ainda será preciso passar pela análise da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão responsável pela avaliação de produtos transgênicos no país.

Fonte: Agência Fapesp.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?