
As empresas foram beneficiadas pelo cenário favorável de emprego e renda da população, além da expansão do crédito
Os setores do comércio, indústria e serviços atingiram o melhor resultado desde 2007. A rentabilidade das empresas brasileiras chegou a 10,3%, superando o índice recorde de 9,7%. A pesquisa foi divulgada pela Serasa Experien. No último ano, esses setores econômicos que envolvem tanto pequeno, médio, como grande portes, também aumentaram o faturamento geral, alcançando 11,3% de crescimento.
Para a Serasa Experien, esse “boom” no desempenho das organizações é explicado pela “excelente dinâmica da economia brasileira" em 2010. De acordo com a instituição, as empresas foram beneficiadas pelo cenário favorável de emprego e renda da população, além da expansão do crédito, que proporcionaram a elevação do consumo interno.
Não devemos nos esquecer da grande atuação da internet nesse crescimento. “Utilizando-a com ferramenta, as empresas podem otimizar os seus processos, promover produtos e serviços, criar ou expandir o relacionamento com clientes, aumentar sua produtividade e expandir sua atuação para novos mercados”, diz Bacchin no curso.
O setor de serviços foi o que mais se destacou, obtendo a maior margem de lucros. O comércio, na avaliação da Serasa Experien, se beneficiou, principalmente, pela expansão do crédito concedido aos clientes. Este apresentou um crescimento de 63,7%, de 2007 a 2010.
A análise também aponta para o aquecimento do mercado e aumento dos estoques estimulados pela valorização do real. Esta ação foi usada como estratégia, por muitas empresas, para conter os custos com a mercadoria e melhorar a margem líquida, que em 2009 era 2,5%, passando para 4,3% em 2010.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por: Ariádine Morgan

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.