Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Saias são confeccionadas a partir de três medidas básicas

Saia evasê necessita da metragem de tecido igual a duas vezes a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros

A saia é uma das peças mais fáceis de se modelar e costurar.

A saia é uma das peças mais fáceis de se modelar e costurar. Para sua confecção, sempre se trabalha com três medidas básicas: cintura, quadril e comprimento. A tirada de medidas é um ponto muito importante, pois, se for bem feita, tornará a prova mais rápida e fácil.

Para tirar as medidas, amarre um cordão em volta da cintura, com a finalidade de marcá-la corretamente. Com a fita métrica, meça a circunferência, evitando passar em cima do nó do cordão. Meça a circunferência do quadril, na parte mais saliente, em geral, 20 centímetros abaixo da cintura. Se o número obtido for ímpar, use o número par imediatamente superior, para facilitar as divisões para o traçado das bases. Se tiver culote, meça o quadril na altura do mesmo. Se tiver ventre saliente, coloque uma régua no ventre, segurando com a mão, e meça o quadril. Meça o comprimento, colocando a fita métrica na cintura até a altura desejada.

A professora Francisca Sheck, no curso Confecção de Saias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá uma dica para que as medidas fiquem o mais exatas possível: “passe a fita métrica em torno da cintura e do quadril, naturalmente, sem apertar ou deixar solta demais”.

É importante saber que a metragem do tecido, na confecção sob medida, varia de acordo com o modelo, a estatura, as medidas da pessoa, o comprimento desejado, dentre outros fatores. É preciso calculá-la de acordo com a peça desejada. Os tecidos, normalmente, têm de 120 cm a 140 cm de largura.

O tamanho necessário varia conforme o modelo. No caso da saia evasê, bem como a com prega, é de duas vezes a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Já para a saia reta, a medida do comprimento desejado, mais dez centímetros. Se a cintura for maior que o comprimento da saia, deve-se usar a medida do comprimento da cintura, mais dez centímetros.

Cursos CPT - Confecção de Roupas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!