Para exercer a profissão é preciso ter habilidade manual, senso estético e capacidade de concentração.
Costureiro é o profissional responsável pela confecção de diferentes peças do vestuário. Ele modela, corta e costura peças sob medida, em vários tipos de tecido, usando equipamentos adequados às técnicas de confecção. Pode trabalhar em fábricas, atendendo em domicílio, em sua própria residência ou em lojas de artigos de vestuário, efetuando pequenos consertos.
Para exercer essa profissão é preciso ter habilidade manual, senso estético, capacidade de concentração e dar atenção a detalhes. Além dos conhecimentos técnicos, o profissional precisa, também, manter-se informado e atualizado sobre moda, para orientar seus clientes sobre tipos de tecidos, aviamentos e acessórios adequados, de acordo com o tipo físico e a harmonia da combinação das cores.
De acordo com professores da Sigbol Fashion, renomada escola de moda, no curso Confecção de Saias, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o costureiro deve incentivar o cliente a fazer novos modelos, orientando na escolha adequada ao tipo físico, de acordo com a ocasião, e na escolha dos tecidos adequados ao modelo”.
Na profissão de costureiro, existem algumas especializações. O piloteiro é exímio em todas as máquinas e operações de costura, por isso faz peças piloto. O estilista é aquele que dita moda e cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem. Ser estilista, portanto, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa.
Modelista é a pessoa responsável pela elaboração dos moldes, tanto de calçados quanto de roupas, que são fundamentais para a produção em série e todas as etapas posteriores do processo produtivo. Ele executa as ideias do estilista. Hoje, com a modernidade, essa atividade se tornou totalmente digital.
Responsável pela sala de corte, o cortador de tecidos realiza junto de auxiliares, como os enfestadores e separadores, os trabalhos de encaixar, enfestar, cortar e separar os tecidos. Dependendo do porte e da organização da empresa, essas funções podem ser acumuladas.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.