A reciclagem é o beneficiamento de materiais que são transformados em novos produtos, retornando-os ao mercado de consumo. As indústrias recicladoras são uma forma de absorver o lixo. Esse processo é importante para a comunidade, pois minimiza os problemas com vetores e doenças associadas aos resíduos. Além disso, torna o custo da produção menor, se comparado com o originado diretamente da matéria-prima virgem.

A coleta seletiva deve ser sempre pensada em associação com a melhoria do sistema de limpeza urbana.
A engenheira sanitarista Sinara Chenna, professora do curso Reciclagem de Entulho, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a redução do depósito de lixo em lugares clandestinos são outras vantagens. “A reciclagem diminui o desperdício, reduz o consumo de energia na produção e gera renda pela comercialização dos produtos advindos desse processo”, acrescenta Chenna.
Você já parou para pensar o quanto se poupa com a reciclagem? Evaldo Lima, também professor do curso já mencionado, informa que, para cada mil quilos de papel reciclado, 20 árvores são poupadas. Se for mil quilos de vidro reciclado, são 1.300 quilos de areia extraída poupada. No caso do plástico, para cada mil quilos, são poupados milhares de litros de petróleo.
Por isso, a coleta seletiva deve ser sempre pensada em associação com a melhoria do sistema de limpeza urbana. Isso quer dizer que a mobilização deve ser realizada desde a ampliação da abrangência e qualidade da coleta convencional, até a adoção de um sistema sanitário adequado para a destinação final dos resíduos.
Entre as iniciativas de programas de coleta seletiva e reciclagem, se destacam as associações de catadores e as de apoio a idosos ou crianças. Essas, em parceria com empresas privadas, tendem a dar melhores resultados, sobretudo, quanto à venda dos produtos e garantias de continuidade. Nesses casos, cabe à prefeitura buscar recursos, financeiros e técnicos, para incentivar e auxiliar estes programas.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.