Um estudo realizado nas escolas públicas de Chicago revelou o forte e importante impacto da educação na idade adulta. A pesquisa, que teve a participação de 1400 indivíduos monitorados por 25 anos, mostrou que aqueles que participaram de um programa escolar a partir dos três anos apresentaram níveis mais elevados de escolaridade.
Nesses também foram maiores as habilidades profissionais e as condições socioeconômicas, bem como menores as taxas de abuso de drogas, crimes e encarceramento. Segundo os pesquisadores, quando se segue as pessoas por mais de duas décadas, é possível uma compreensão de como as primeiras experiências afetam o desenvolvimento posterior.
A grande conclusão do estudo americano é que a escola e os pais influenciam no futuro do país, uma vez que são esses que formam os cidadãos, governantes, educadores e empresários do futuro. Clara Peron, educadora e tutora do Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, acredita que essa pesquisa reafirma que só pode haver crescimento econômico e social no Brasil se houver uma política intensa para reorganização do ambiente escolar, assim como das metodologias de ensino.
“O país gastaria menos com presídios, policiamento, consertos devido ao vandalismo e saúde. Além disso, teria um maior número de pesquisadores e empresários dedicados e interessados no desenvolvimento do mercado brasileiro”, acrescenta Peron.
Os estudiosos de Chicago alertam que a diferença de desempenho entre as crianças já pode ser percebida aos cinco anos, por isso as intervenções na educação precisam começar ainda mais cedo. Eles afirmam que a chave para o sucesso está na qualidade do programa escolar e na qualificação dos professores. Para eles também é essencial a realização de atividades que envolvem a família e atenção na continuidade da aprendizagem da pré-escola nas séries iniciais.
Por: Ariádine Morgan
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