WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que fazer na véspera do concurso

Manter a calma e descansar são as melhores coisas a se fazer antes da prova

 

 Dormir bem é a melhor forma de descansar e absorver tudo que foi aprendido com os estudos. Foto: M de Mulher.

No período de preparação para a prova de um concurso público, o candidato costuma perder muitas noites de sono, estudar muitas horas por dia e ter uma rotina bem irregular. Este comportamento já não é lá muito saudável e a situação se agrava se for mantido na véspera da prova. A especialista Gamali Rodrigues, professora do curso Como Passar em Concursos Públicos e Vestibulares, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá dicas sobre o que fazer antes das provas.

Os momentos que antecedem as provas geralmente são bem difíceis para os candidatos, pois é quando a ansiedade toma conta e as emoções ficam agitadas. No entanto, de acordo com a especialista, esta é a hora para relaxar e se acalmar, pois não adianta mais estudar. O foco agora é se preparar para a prova em si. Algumas atitudes podem ajudar a se concentrar.

No dia anterior à prova, estudar num ritmo frenético não é a melhor opção. O melhor mesmo, segundo a professora Gamali, é ficar bem longe dos livros. Mas, se você precisar muito dar uma olhada neles de última hora para tirar alguma dúvida, faça isso rapidamente, mas sem se prender ao material, pois o momento é de descanso.

Gamalli Rodrigues ainda destaca que o processo de raciocínio, ao contrário do que se pensa, está muito próximo das emoções. Portanto, ajuda bastante a relaxar fazer algo que goste ou se dar algum presente, mesmo que seja algo simples. Neste caso, escolha coisas que te façam esquecer um pouco do conteúdo das provas, como assistir a um filme, visitar algum lugar que goste ou comer algo diferente.

Por falar em comida, uma boa alimentação é fundamental para se sair bem nas provas, tanto na véspera quanto no dia em si, pois o organismo precisa de combustível para funcionar direito. Mas, a professora alerta para possíveis exageros. Por mais que seja bom se dar de presente algum prato especial que você goste, é importante ter cuidado com pratos exóticos, bebidas alcoólicas e alimentos pesados. O ideal é ingerir muitas frutas, verduras, carboidratos leves e beber muita água.

Outro detalhe muito importante, principalmente se a prova for em outra cidade, é conhecer bem o local e o caminho para se chegar até lá. Conheça o melhor caminho se for seguir a pé ou de carro. Caso use transporte coletivo, saiba qual é o melhor meio. Vale a pena até percorrer o trajeto inteiro no dia anterior e não se esqueça de sair de casa bem mais cedo para evitar qualquer imprevisto.

Por fim, a professora Gamali aconselha a dormir bastante. Uma noite bem dormida é a melhor maneira de descansar o suficiente. Além disso, é durante a noite que o nosso cérebro processa as informações recebidas ao longo do dia. Ou seja, não adianta nada estudar e se preparar sem ter uma boa noite de sono para absorver tudo o que foi aprendido.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?