WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como escolher uma faculdade

Depois de decidirem pelo curso, muitos jovens têm dúvida sobre qual faculdade tentar vestibular

 

A escolha da faculdade pode ser mais difícil até do que a escolha do próprio curso. Foto: reprodução.

A maioria dos vestibulares só acontece no final do ano, mas algumas oferecem vagas para o meio do ano também. É por agora que começam as inscrições. Nesse momento, os jovens têm a difícil tarefa de escolher um curso e também a faculdade.

Ao optar por um curso, o estudante leva em consideração as preferências pessoais, o mercado de trabalho e até a afinidade com o conteúdo que será estudado durante a graduação. Mas, o que levar em conta ao escolher uma faculdade? Para muitos, a resposta a essa pergunta é mais complicada do que escolher a profissão.

É necessário considerar a localização, a estrutura e a reputação da faculdade. É mais comum que esse último item seja o mais considerado na decisão. No entanto, o valor e a ordem atribuídos a cada um desses elementos depende muito do que é mais importante para você.

No caso da localização, por exemplo, é preciso analisar a distância da faculdade até a sua casa. Se for morar em outra cidade, é bom ver como ela é, o que oferece, o custo de vida, entre outras coisas. Afinal de contas, serão 4, 5 anos ou mais de sua vida em uma mesma cidade.

Em relação à estrutura, é bom conhecer as instalações da faculdade e do curso. Isto é necessário, pois ainda que o aprendizado dependa mais do estudante do que qualquer outra coisa, a estrutura oferecida ajuda bastante. No caso das particulares, é bom analisar se o dinheiro das mensalidades está sendo bem empregado.

A reputação deve ser considerada porque ela estará no seu currículo profissional por toda a vida. Embora muitas vezes seja apenas uma questão de status e tradição, a reputação de uma faculdade costuma ser vinculada à qualidade da escola, da estrutura e dos professores.

Sendo assim, conheça a classificação dela no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), outros rankings e guias especializados. Visite a instituição, converse com professores e estudantes do curso, vá às feiras de profissões e conheça a grade curricular de cada curso e a ementa (programa) das disciplinas.

Quanto ao valor das mensalidades, nas particulares, o fator financeiro pode ser importante na escolha, mas não pode determiná-la. Felizmente, hoje existem meios de ajudar a superar esse problema, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES).

Depois de analisadas todas essas questões, é possível que você ainda tenha dúvida entre três ou quatro faculdades. Nesse caso, as próprias intuição e vontade vão guiá-lo até a definição.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?