
Os cursos preparatórios também podem ajudar a guiar os estudos, principalmente, para quem vai fazer mais de uma prova. Foto: reprodução/Mundo das Tribos.
Vários órgãos federais e estaduais estão com inscrições aberta para concursos. A maioria com salários e benefícios atraentes. Mas, o que fazer se vários deles chamam a atenção? É possível tentar mais de um concurso, porém não é tão fácil. Se estudar para um já é complicado, imagine como deve ser para dois ou três.
O primeiro passo é conferir se em cada um deles existe um cargo de interesse. Assim, é importante ler o edital com muita atenção, pois nele constam as informações necessárias para a inscrição, bem como o dia e o local de realização das provas e as matérias que serão cobradas.
Depois de saber se está apto a prestar algum concurso, caso se interesse por mais de um, é hora de analisar a sua disposição e tempo para os estudos. Quem tem o dia inteiro livre, certamente terá mais facilidade em estudar para mais de uma prova. O prazo até a realização das provas também deve ser determinante para a inscrição em mais de um concurso.
Além do tempo, a maior dificuldade em se preparar para mais de um concurso é estudar diversos conteúdos diferentes. Uma dica é tentar conciliar seleções dentro da mesma área e com a mesma legislação específica. Ou seja, é bem mais prático estudar apenas as leis federais, ou de um estado ou município. É mais fácil também se preparar apenas para concursos da área fiscal, tributária, bancária ou para o judiciário.
Quanto mais em comum tiverem dois concursos, mais eficiente será a preparação para eles. Por exemplo, os concursos para as Polícias Federal e Rodoviária Federal possuem editais próximos. A diferença está nas legislações específicas. Para essas provas, é importante deixar um tempo disponível para a preparação física, uma vez que os exames físicos costumam eliminar muitos candidatos.
Uma dica importante é começar a estudar logo que sair o edital. Muitos deles são publicados antes da divulgação da data e da abertura das inscrições. Assim, ganha-se tempo para estudar, principalmente, quando a intenção é candidatar-se a diferentes publicações. Diante disso, é sempre bom fazer um programa regular para estudos, dividindo as matérias ao longo da semana, intercalando os conteúdos.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.