
O Plano ABC vai beneficiar os produtores que contribuírem com o ambiente com ações como o plantio direto. Foto: Embrapa.
Nos últimos tempos, os produtores rurais têm procurado produzir de maneira cada vez mais sustentável, tanto por atender às demandas dos próprios consumidores quanto por ajudar na conservação e no aumento dos lucros. Para o pesquisador Rodrigo Arroyo Garcia, da Embrapa Agropecuária Oeste, este é um grande avanço no modo de se produzir.
Rodrigo ministrou uma palestra no último dia 27, durante a Showtec, feira realizada pela Fundação MS, em Maracaju/MS. O objetivo da feira é exatamente propor tecnologias para uma agricultura mais sustentável e lucrativa. Na palestra, o pesquisador destacou a importância do Sistema de Plantio Direto (SPD). Esta é uma das técnicas defendidas pelo Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).
O plantio direto tem como principais fundamentos a manutenção da camada de solo coberto, o não revolvimento da terra e a rotação de culturas. As culturas envolvidas são beneficiadas com a fertilidade do solo e a conservação das características físico-químicas dele. A crotália, as braquiárias e o sorgo são alguns exemplos de espécies capazes de renovar o solo, facilitando o cultivo de outras lavouras.
O doutor em produção vegetal Lino Roberto Ferreira, professor do curso Integração Lavoura, Pecuária e Eucalipto, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que o plantio direto favorece a formação de matéria orgânica que aumenta a fertilidade do solo. Desse modo, é possível reduzir o tempo entre uma lavoura e outra, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.