Produtos são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias. Ao levar em consideração as definições e objetivos do marketing, a tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado.
Na perspectiva atual, as pessoas não compram um produto, mas o adquirem para resolver seus problemas, ou seja, do ponto de vista do consumidor, um produto tem uma infinidade de significados, portanto é o mercado que o define. Se você perguntar ao seu cliente o que ele quer, a resposta será: preço e prazo.
Porém, de acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, a grande verdade é que as empresas que venceram no mercado não foram aquelas que perguntaram o que os clientes queriam, mas que os surpreenderam com produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes. No curso Como Administrar Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, o professor diz que, “o cliente, numa outra perspectiva, não sabe o que ele quer. Por isso, as empresas têm a obrigação de surpreendê-los ouvindo o mercado”.
O produto possui alguns conceitos básicos, como tangível, genérico e ampliado. Segundo o professor Hélvio Tadeu, especialista em análise de sistemas e administração financeira, o produto é tangível, porque é um objeto físico ou um serviço que é oferecido ao mercado-alvo, com configuração física, estilo, qualidade, embalagem e marca. “A generalidade é a utilidade ou benefício essencial que está sendo oferecido ou procurado pelo comprador. É aquilo que nem sempre pode ser visualizado e que acrescenta na parte tangível do produto”, explica o especialista.
A característica de ampliado se dá pela totalidade dos benefícios que a pessoa recebe ou experimenta na obtenção de um produto tangível. “É o algo a mais oferecido por um produto como instalação, entrega, crédito, garantia e serviço pós-venda”, acrescenta Hélvio Tadeu.
Gerenciar uma empresa, considerando a oferta de produtos e serviços e o relacionamento com os clientes, vem desafiando os administradores, preocupados em controlar os seus custos colocar os produtos e serviços no mercado, com a máxima qualidade e o menor preço.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ned
28 de jul. de 2021Estou interessado em ter conhecimento de como empreender um negocio e desenvolver habilidades técnicas de como estar bem bem preparado para um desafio.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de jul. de 2021Olá, Ned
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para você.
Atenciosamente,
Erika