
De acordo com o Mapa, a agricultura brasileira é bem mais produtiva do que a média mundial. Foto: Deviantart.
Um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aponta para um crescimento maior da produtividade da agricultura brasileira em relação à mundial. Enquanto a média nacional é de 3,56% ao ano, a taxa mundial na verdade apenas tem caído. Os bons resultados do país, segundo o ministério, decorrem da ampliação do crédito rural, dos incentivos à pesquisa, ao melhoramento genético e à exportação.
No trabalho, foram analisados os índices de Produtividade Total dos Fatores (PTF) para a agropecuária nos últimos 35 anos. Além disso, discute o desempenho agrícola em comparação com indicadores semelhantes no setor dos principais países produtores no mundo. Também foram considerados os efeitos das políticas públicas relativas à pesquisa, ao desenvolvimento, ao crédito rural e às exportações sobre a produtividade brasileira.
O coordenador da Assessoria de Gestão Estratégica do ministério, José Garcia Gasques, afirmou que os gastos com pesquisa são o fator mais impactante no aumento da produtividade agrícola brasileira. Isto ocorre porque os resultados das pesquisas influenciam diretamente no desenvolvimento de variedades mais resistentes e mais produtivas.
Já o crédito rural é importante ao permitir a aquisição de insumos e máquinas de melhor qualidade. A tecnologia aumenta a escala de produção, além de facilitar e ampliar o uso da terra. Gasques destacou ainda que as exportações afetam a produtividade, uma vez que para exportar é necessário ser competitivo e as exigências dos países importadores geram melhorias na produção.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.