
Estudos indicam que, em aproximadamente 95% dos casos de roubos, assaltos e outros crimes em edifícios comerciais e, ou residenciais, os criminosos entraram pela porta da frente ou pela garagem. “Isso demonstra, então, que um bom serviço de portaria pode contribuir diretamente para dificultar ou evitar a ação de criminosos”, afirma Plácido Soares, Advogado, Consultor de Segurança e Pesquisador Criminal.
Com relação à segurança da portaria, os porteiros devem estar atentos para as seguintes situações: acesso de funcionários ou moradores; acesso de visitantes e fornecedores; acesso às garagens; e pessoas estranhas no local. A portaria é de vital importância para todo e qualquer ambiente, por isso o sistema de segurança deve estar sempre atento a esse importante setor, reforça Plácido. A eficiência do controle de entradas permitidas vai depender diretamente de um bom sistema de identificação e controle de acesso. Cada empresa ou instituição adota um sistema próprio de identificação de funcionários, visitantes, distribuidores e prestadores de serviço. Cabe ao porteiro observar rigorosamente o sistema adotado pela empresa ou instituição para a qual presta serviços. Se observar alguma deficiência, poderá sugerir modificação aos dirigentes da instituição, sempre através de relatório escrito e fundamentado.
O controle do fluxo de pessoas, por sua vez, outra tarefe imprescindível do porteiro, consiste basicamente em identificar e controlar o acesso e a saída de pessoas ao interior da empresa ou instituição. É muito importante tomar todos os cuidados para evitar constrangimentos ou ilegalidades na portaria da empresa ou instituição. As leis federais 5.553/68 e 9.453/97 regulam a identificação de pessoas, proibindo, inclusive, a retenção do documento de identidade do cidadão, por qualquer motivo, finaliza.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja um trecho do Curso a Distância CPT Treinamento de Porteiro, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
* Além de Advogado, Consultor de Segurança e Pesquisador Criminal, Plácido Soares é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e desenvolve estudos e pesquisas sobre Violência, Criminalidade e Segurança Pública há mais de 30 anos, com diversos livros e trabalhos publicados. Seu livro ALERTA GERAL - Violência, Criminalidade e Segurança Pública no Brasil, é referência internacional, citado pela WORD POLICE ENCYCLOPEDIA, publicada pela editora Routledge, dos Estados Unidos. É também um conceituado palestrante e conferencista e sempre colaborou com movimentos sociais e comunitários contra a violência e por melhores condições de segurança.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.