WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O corpo fala para unir a multiplicidade do processo de comunicação

Percepções variadas vão garantir que a mensagem seja enviada e desperte o interesse

É extremamente importante que seja bem usada a  linguagem corporal, também chamada de linguagem silenciosa.

É extremamente importante que seja bem usada a  linguagem corporal, também chamada de linguagem silenciosa.

No processo de comunicação interpessoal, 7% da importância fica com as palavras, 38% com a  tonalidade de voz e 55% com a linguagem corporal. Devido a isso, falar bem é saber utilizar com eficiência esses atributos, desde a entrada até a saída do palco. Ao entrar, com segurança, com passo firme, cumprimentando o auditório, olhando nos olhos dos participantes e com um sorriso discreto, está sendo feita a primeira utilização da comunicação corporal.

É extremamente importante que a linguagem corporal, também chamada de linguagem silenciosa, acompanhe todas as conversas, para que o orador consiga transmitir sua mensagem com a emoção e o interesse que deseja que ela desperte. Isso acontece porque no processo de comunicação as percepções são múltiplas e não singulares ou específicas. Essa multiplicidade vai garantir que a informação seja enviada com efeito.

Uma dica do professor Marcos Antonio Barbosa, no curso Falando em Público, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é manter, na apresentação em pé, uma distância de aproximadamente 20cm entre os pés. “Na apresentação de uma palestra ou discurso, as pernas deverão se movimentar o mínimo possível, mas não precisam ser também uma estátua. No caso de cursos, o instrutor deve caminhar normalmente pelo salão, sem ficar “correndo” para os lados ou para a frente, pois isso cansa os ouvintes”, explica o professor.

Um comportamento necessário é evitar “falar com a cabeça”. Alguns oradores movimentam a cabeça no ritmo da fala, sacodem tanto, que parece que a qualquer momento ela vai se desprender do pescoço e rolar pelo palco.

Para o professor Barbosa, o semblante pode ser considerado a parte mais poderosa no processo de comunicação entre os seres humanos. Da mesma forma em que o orador é observado, transmitindo seus sentimentos à plateia, essa também é observada pelo orador. “É preciso não exagerar na expressão facial para não se tornar caricato. Quando o apresentador for ler sentado ou dar entrevistas, as expressões ganham muito mais importância. Caras e bocas exageradas, trejeitos e caretas, biquinhos e outros, além de serem caricatos, tiram a atenção do ouvinte, não sendo bom para a imagem do palestrante”, comenta Barbosa no curso.

Por: Ariádine Morgan

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lucileide Paixão de Carvalho

29 de mai. de 2012

Sou educadora e tenho muita vontade de me tornar uma ótima palestrante. Tenho interesse em fazer o Curso CPT.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de mai. de 2012

Olá, Lucileide!

Nossas consultoras entrarão em contato com você para fornecer mais informações sobre o Curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?