
Para montar seu negócio, pense nas suas habilidades! Acertar o alvo pode ser mais fácil se definido nessa estratégia.
As pesquisas fundamentam: ter afinidade com o tema em que está disposto a atuar facilita o acesso a oportunidades para empreender no segmento. Os dados levantados mostram que boa parte dos empresários tiveram empregos cuja área de atuação é similar ao seu negócio próprio.
Nesse caso, se você trabalha como padeiro, é ideal que invista em uma padaria, ou pelo menos no setor alimentício, uma vez que poderá aproveitar a bagagem adquirida ao longo do tempo para montar o negócio. Quando empregado, provavelmente, conheceu com afinco o mercado, a aceitação dos produtos, o comportamento dos clientes, definição de marca, pontos de venda e fornecedores. Essas são informações fundamentais para potencializar o andamento do plano de negócio.
De acordo com o professor Sebastião Cano de Ruiz Barbosa, no curso Como Montar e Administrar uma Padaria, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “qualquer investimento deve ser feito visando lucros. Por isso, o primeiro passo deve ser a resposta a uma pergunta fundamental: você tem certeza de que o seu investimento será lucrativo? Ou é apenas uma ideia que você tem na cabeça?”
Com informações práticas do mercado, essas perguntas podem ser respondidas com muito mais precisão. São dados assim que lhe permitirão avaliar, com segurança, se realmente existe espaço para o seu empreendimento e, principalmente, saber se a sua futura clientela está satisfeita com a concorrência. Estar inserido no segmento é uma das maneiras mais eficientes de fazer pesquisa, mas ainda pouco utilizada.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.