A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu uma nova variedade de milho doce que contém 25% de açúcar em sua composição. O milho comum tem em média 3% de açúcar. Segundo a pesquisadora Flávia Teixeira, da Embrapa Milho e Sorgo, só existem cerca de duas variedades de milho doce disponíveis no mercado, o que motivou a pesquisa.
Depois de dez anos de pesquisa, realizada no centro experimental em Sete Lagoas, o resultado foi um grão muito doce, que deve servir para abastecer a indústria e o consumidor direto. Para o agrônomo Israel Pereira Filho, também da Embrapa Milho e Sorgo, a indústria e o mercado consumidor estão cada vez mais exigentes quanto ao paladar, e os produtores precisam estar preparados para isso.
O manejo do milho doce, incluindo plantio, adubação e controles de pragas, é o mesmo do milho verde comum, mas os pés ocupam mais espaço, já que as espigas são em média cinco centímetros maiores. Pereira Filho explica que neste caso é preciso cultivar em torno de 45 a 55 mil plantas por hectare, enquanto o milho comporta 80 mil pés por hectare.
O milho doce desenvolvido em Minas Gerais tem 55% menos amido, portanto não serve para fazer cural ou pamonha. O cultivo é indicado para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e para o Paraná. As sementes devem estar disponíveis até o início de 2013.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Nielton Florentino Silva
1 de jul. de 2019Qual a referência deste milho? Onde posso encontrá-lo?

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jul. de 2019Olá Nielton Florentino Silva,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Como esta varidade de milho doce foi desenvolvida pela EMBRAPA Milho, você encontrará mais detalhes sobre as características da variedade e onde encontrar sementes para aquisição, entrando em contato com a empresa.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

jesse james ferreira da silva
27 de mai. de 2019Gostaria de saber se este milho produz mais etanol.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de mai. de 2019Olá Jesse James Ferreira da Silva,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Como este milho possui mais açúcar que os convencionais, ele é o mais indicado para a produção de etanol, visto que o processo de fabricação de álcool depende diretamente da quantidade de açúcar disponível no vegetal.
Atenciosamente,
Victor Sampaio