
O Governo Federal publicou nesta terça-feira, dia 07/10/14, uma medida que permite a qualquer pessoa avisar ao IBAMA sobre acidentes ambientais. Isso poderá ser feito pela internet, por meio de um formulário a ser preenchido, sem que o autor da comunicação seja identificado.
Dessa forma, as ocorrências serão dinamizadas pela rapidez do sistema. Em outras palavras, os órgãos responsáveis por agir em caso de acidentes ambientais poderão se articular e atuar com mais eficiência e agilidade, evitando maiores devastações, como contaminação do solo e da água, danos à fauna e à flora, danos à saúde humana, além de prejuízos econômicos.
Os acidentes ambientais ocorrem de forma inesperada, causando sérios danos à natureza e ao homem. Eles podem ser provocados tanto pela própria natureza (raios, tornados, vulcões), como pelo homem (vazamento de produtos químicos, descarrilamentos, explosões). Daí a necessidade de ação imediata para que as avarias sejam minimizadas.
É bom lembrar que o comunicado de acidente ambiental deverá ser repassado logo nos primeiros momentos da ciência da ocorrência. O formulário preenchido deverá ser enviado via fax (61 3316-1229), ou por meio de contato com a equipe da Coordenação Geral de Emergências Ambientais (e-mail: emergenciasambientais.sede@ibama.gov.br), ou ainda telefone: (61) 3316-1070.
A quem preferir, o formulário poderá ser encaminhado à Linha Verde do Ibama (e-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br), ou ligar gratuitamente para o telefone 0800-61-80-80. A natureza agradece!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: G1 e IBAMA.
Confira o Curso CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.