WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manutenção da máquina é a primeira medida antes de iniciar a costura

Assista o vídeo e aprenda a fazer o molde de um vestido clássico

Antes de iniciar a costura do vestido clássico, é preciso verificar as condições da máquina.

A máquina de costura reta industrial é formada por um conjunto de peças. Dentre elas, destacam-se o pedal, que controla a velocidade; a joelheira; o motor; a gaveta; a mesa; o cabeçote; o suporte de linha; o volante; o interruptor; e a correia.

O cabeçote, uma das partes principais, é constituído por várias outras peças, cada uma com sua função. Na parte inferior, encontra-se também a bandeja de óleo, conhecida como cárter, um recipiente utilizado para a colocação do óleo na máquina.

Antes de iniciar uma costura, o primeiro passo é verificar essas partes. A manutenção preventiva,  feita pelo costureiro, deve incluir a lubrificação; a limpeza; a observação das partes para a identificação de rebarbas ou peças danificadas, que prejudicam a qualidade da costura; e a observação do tipo de linha e de agulha, para verificar se são adequadas para o uso que será feito.

Depois, é só passar a linha na máquina, analisando o trajeto da linha inferior e superior. Lembre sempre de verificar a qualidade da mesma, pois se ela estiver desfiando ou com nó, poderá se quebrar. A ordem do conjunto de peças para a colocação dessa começa no suporte de linha e passa por guias, pelo tensor, pelo gancho oscilante, por outros guias, pelo estica fio e mais guias até chegar à agulha. Junto da agulha temos o calcador, o tensor do calcador e, abaixo, a bobina e a caixa da bobina.

No curso Confecção de Vestidos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, professores da Sigbol Fashion, renomada escola de moda, alertam que “é importante verificar se a agulha está com rebarba, torta ou despontada; e se é adequada para o tipo de tecido, em relação a sua numeração, ponta e até mesmo à qualidade. A agulha é uma das causadoras dos problemas ocorridos na máquina. Se houver uso incorreto, pode se quebrar, causando danificações em peças como calcador, chapa, dente e caixa da bobina”.

Feita a manutenção, e antes de costurar, teste em um tecido o ponto da máquina, para verificar se está adequado ao uso. É imprescindível que as linhas estejam equilibradas, para a qualidade e a resistência da costura.

Cursos CPT - Confecção de Roupas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?