WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Higiene vocal prévia mantém a voz preparada para a apresentação

A voz bela não é somente aquela grave e aveludada, é preciso ter uma boa dicção, articulação e interpretação do que se fala

Exitem diversos fatores ambientais e físicos que afetam a voz.

Falar é um ato cotidiano, com o qual nos comunicamos com o mundo. Um processo bem mais complicado do que se imagina, uma vez que passa pela respiração, digestão e até pelo convívio social. A voz, veículo da fala, assim como os olhos, tem grande poder de revelar o estado físico e emocional da pessoa, demonstrando o estado de espírito da mesma.

Comunicamo-nos de múltiplas formas, pelo olhar, gestos, expressão corporal, expressão facial e fala. A voz, porém, é responsável por uma porcentagem muito grande das informações contidas na mensagem vinculada, por isso deve ter a entonação adequada a cada situação.

Entretanto, exitem diversos fatores ambientais e físicos que afetam a voz, entre eles a qualidade do ar, a umidade, o ruído e a distância entre o falante e o ouvinte. Geralmente, não é possível eliminá-los, mas é preciso tomar alguns cuidados ao enfrentá-los.

O professor PhD Marcos Antônio Barbosa, no curso Falando em Público – Comunicação e Apresentação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, dá algumas dicas, “limpe bem o pó do local da apresentação com um pano úmido, isso ajuda a evitar a irritação das vias aéreas. Procure beber bastante líquido e, se estiver falando para um grupo grande, use microfone”.

A voz bela não é somente aquela grave e aveludada. É preciso ter uma boa dicção, articulação e interpretação do que se fala. Para manter a higiene vocal são necessários diversos procedimentos, como evitar tomar líquidos gelados, ter saúde bucal e dentária, não consumir cigarro e ingerir, em média, dois litros de água por dia.

Tente não usar o ar condicionado, pois esse provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Evite o consumo de leite, chocolate e seus derivados antes da de uma exposição oral, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.

“Outros bons conselhos são consumir alimentos fibrosos, como a maçã, que é adstringente e age limpando a boca e a faringe, além de ingerir sucos e frutas cítricas”, completa o professor, consultor de empresas.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?