
O processo de fabricação das peças varia de acordo com o material usado, a qualidade e o tipo desejado.
É inegável o fascínio exercido pelas joias sobre os seres humanos. Desde as eras mais remotas, os adornos foram criados e reverenciados, seja por sua beleza, pelo seu valor, por seu significado ritual ou pelo poder que simbolizavam.
O processo de fabricação das peças varia de acordo com o material usado, a qualidade e o tipo desejado. Pode-se produzir esses preciosos objetos de metal por meio de fundição, estamparia, usinagem e mesmo manualmente. O responsável por essa arte é o ourives, e sendo ele um bom profissional, o mercado é garantido, uma vez que existem muitas joalherias e pouca mão de obra.
Para que você possa entender um pouco desse negócio, assim como para apresentar mais técnicas àqueles que já trabalham na construção de joias, o Portal de Informações do CPT – Centro de Produções Técnicas, preparou para a próxima semana, uma série de notícias especiais. Confira o que você vai aprender.
Segunda-feira, 27, começamos com os materiais para o trabalho do ourives. São ácidos, tipos de limas, serras, lixas e instrumentos para solda e polimentos.
Ouro e prata, materiais nobres, estão sempre presentes na oficina desse profissional. Falaremos disso na terça-feira, 28.
Quarta-feira, 29, será a vez das pedras preciosas. Aliadas do amor, encantam qualquer mulher.
Na quinta-feira, 30, você vai aprender como fazer o polimento dessas peças. Nesse dia, abordaremos as formas de utilização de materiais, como a pasta de polir e o cone de feltro.
Dia primeiro de outubro, sexta-feira, encerramos com o ensino da confecção de uma joia importante desde a antiguidade. A aliança, que antigamente era usada para selar documentos, atualmente é o símbolo do compromisso de um casal.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.