
Algumas máquinas, como a serra diamantada para corte, não existem no mercado. É preciso que o artesão confeccione-as.
Uma oficina de lapidação transforma em arte decorativa materiais como minerais, pedras, cristais e rochas. Primeiramente, seu espaço físico deve ter, no mínimo, quatro por cinco metros. Isso porque o barulho excessivo da serra impede que o local seja menor. Também precisa ser bem arejado, pois lembre-se: há bastante emissão de pó.
Para essa atividade são necessárias três máquinas básicas. Uma é a serra diamantada para corte e formação das peças, a outra é a máquina de polimento com roda plástica e, por último, uma máquina com um disco diamantado pequeno para fazer os detalhes das peças. Além disso, será preciso uma mesa com uma superfície lisa para a confecção da roda plástica a ser utilizada na hora de envernizar as peças.
De acordo com a artesã e instrutora de lapidação, Antônia Teixeira, no curso Lapidação de Pedras para Peças Decorativas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “algumas máquinas, como a serra diamantada para corte, não existem no mercado. É preciso que o artesão confeccione-as”.
Montar um equipamento para essa função é bem fácil. Antônia Teixeira, que é formada em arte e educação, orienta no curso, como é possível fabricar essa máquina. Os equipamento são: um motor de dois cavalos e meio de potência, uma serra diamantada, podendo ser a dentada ou a cursiva, mas, segundo ela, a dentada é mais eficiente, um mandril e uma correia.
“A forma de refrigeração das serras pode variar de acordo com a instalação. Pode ser por meio de mangueiras ou por meio de um recipiente colocado abaixo da serra, de modo que quando girar a parte de baixo, sempre mergulhe na água”, ensina a artesã.
O lapidador pode fabricar outros equipamentos, como máquinas para polimento, para riscos e detalhes, para acabamentos e roda plástica. Nessa atividade é importante a utilização de materiais para a proteção do profissional. Os óculos são essenciais quando se está trabalhando com a serra e a máscara de pó é ideal em todos os momentos, pois a inalação do mesmo pode causar sérios danos. Além desses, o protetor de ouvidos também não pode ser esquecido. O barulho da serra é ensurdecedor, e o uso desse aparelho impede os danos à audição do operador.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Gilenilson Silva Santos
26 de abr de 2020Tenho uma pedra de mais ou menos 20kg,rolaram perfeitamente sem nenhuma rachadura com casca no seu exterior, dei um pequeno corte com outra pedra batendo nela e percebi que o seu interior e azul como faço pra lapidar sem precisar corta-la. Moro em Sergipe e aqui é impossível a área de lapidação. Peço que por favor me ajude, desde os 14 anos que encontro e coleciono pedras preciosas só não tenho maquinas e a arte pra lapida-las.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de abr de 2020Olá,Gilenilson
Tudo bem?
Agradecemos sua visita a nosso site!
Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área em sua região para que o mesmo possa orientá-lo da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Gilmar Farias Carretts
8 de out de 2019O curso com o livro e o DVD e só sobre isso mesmo? Eu mesmo posso construir as máquinas?

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de out de 2019Olá Gilmar Farias Carretts,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso, que será fundamental para o seu sucesso com a lapidação de pedras.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Pedro Ribeiro Maia
13 de jul de 2019Há bastante tempo, lendo sobre pedras preciosas e prestando atenção, adquiri muito conhecimento no assunto e estas pequenas aulas me tornaram um apaixonado por geologia. É maravilhoso.

Resposta do Portal Cursos CPT
15 de jul de 2019Olá Pedro Ribeiro Maia,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo. Realmente o ramo das pedras preciosas é maravilhoso.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Luciano Cruvinel Máximo
19 de jun de 2019Quero saber mas sobre o curso de lapidação.

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jun de 2019Olá Luciano Cruvinel Máximo,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos em relação ao curso.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

Willigeans Dias de Souza
28 de abr de 2019Estou buscando aprender a arte de lapidação porem no Estado onde tenho residência não existe lapidadores e nem cursos na área. Há possibilidade de enviar algum material ou instruções de como iniciar um aprendizado?

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de abr de 2019Olá Willigeans Dias de Souza,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nós temos um curso que irá atender as suas necessidades. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com as informações e esclarecimentos em relação ao curso de lapidação de pedras preciosas.
Atenciosamente,
Victor Sampaio

luiz san neves
25 de mar de 2019Ola. Desejo saber. Esta manutençao esta anexada ao curso de lapidaçao? Como curso mecanico industrial(? Este curso de lapidaçao e aceito pelo governo(? Procuro os 2 cursos para abrir industria de porte maior.

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mar de 2019Olá Luiz,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Para mais informações, nossas consultoras entrarão em contato.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Paulo victor de souza
2 de fev de 2019Ola gostaria de aprender a lapidar pedras tenho experiencia na área de mineração conheço bastantes pedras aq na minha região seria muito importante para aprender esse curso.

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de fev de 2019Olá Paulo,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Josiel ferancini gomes
31 de jan de 2019Boa noite. Gostaria de saber qual o nome da liga que faz a fixação da pedra na caneta para a lapidação.

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de fev de 2019Olá Josiel,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Chama-se lacre para lapidação.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Joel Secco domingos
11 de jan de 2019Bom dia. Gostaria de saber si no curso oferecido através de livros e DVD ensina corte faceamento e polimento de gemas?

Resposta do Portal Cursos CPT
11 de jan de 2019Olá Joel,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

André Bittencourt
10 de dez de 2018Eu gostaria de aprender lapidar pedras prutas

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de dez de 2018Olá André,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para informações sobre os cursos.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto