
Uma oficina de lapidação transforma em arte decorativa materiais como minerais, pedras, cristais e rochas. Primeiramente, seu espaço físico deve ter, no mínimo, quatro por cinco metros. Isso porque o barulho excessivo da serra impede que o local seja menor. Também precisa ser bem arejado, pois lembre-se: há bastante emissão de pó.
Para essa atividade são necessárias três máquinas básicas. Uma é a serra diamantada para corte e formação das peças, a outra é a máquina de polimento com roda plástica e, por último, uma máquina com um disco diamantado pequeno para fazer os detalhes das peças. Além disso, será preciso uma mesa com uma superfície lisa para a confecção da roda plástica a ser utilizada na hora de envernizar as peças.
De acordo com a artesã e instrutora de lapidação, Antônia Teixeira, no curso Como Fazer Lapidação de Pedras para Peças Decorativas, “algumas máquinas, como a serra diamantada para corte, não existem no mercado. É preciso que o artesão confeccione-as.”
Montar um equipamento para essa função é bem fácil. Antônia Teixeira, que é formada em arte e educação, orienta no curso, como é possível fabricar essa máquina. Os equipamento são: um motor de dois cavalos e meio de potência, uma serra diamantada, podendo ser a dentada ou a cursiva, mas, segundo ela, a dentada é mais eficiente, um mandril e uma correia, ensina a artesã.
O lapidador pode fabricar outros equipamentos, como máquinas para polimento, para riscos e detalhes, para acabamentos e roda plástica. Nessa atividade é importante a utilização de materiais para a proteção do profissional. Os óculos são essenciais quando se está trabalhando com a serra e a máscara de pó é ideal em todos os momentos, pois a inalação do mesmo pode causar sérios danos. Além desses, o protetor de ouvidos também não pode ser esquecido. O barulho da serra é ensurdecedor, e o uso desse aparelho impede os danos à audição do operador.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Peter
7 de fev. de 2022Bom dia. O CPT disponibiliza projetos para fabricação de maquinário?

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de fev. de 2022Olá, Peter! Tudo bem?
Agradeço pela visita em nosso site!
O CPT trabalha com a comercialização apenas de cursos!
Forte abraço!
Lorena

Nilson Peter mota ferreira
31 de dez. de 2021Quero aprender a lapidar Pedras

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de fev. de 2022Olá, Nilson! Tudo bem?
Agradeço sua visita! :)
O CPT possui o Curso de Como Fazer Lapidações em Pedras que irá auxiliar muito no seu aprendizado na área.
Em breve uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso.
Abraço!
Lorena

Guisone loch
12 de dez. de 2021Onde se acha a maquina de facetar pedras? Existe uma casa especializada pra esse setor?como comprar a maquina?

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de dez. de 2021Olá, Guisone! Tudo bem com você?
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando fazer contato com você, o nosso DDD é 31.
No link a seguir você também encontra maiores informações sobre o curso de lapidação https://www.cpt.com.br/cursos-comofazer/lapidacao-de-pedras, ou você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Felipe Henrique Maciel de Souza
24 de out. de 2021gistaria de saber mais

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de dez. de 2021Olá, Felipe! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
Como é bom saber que existem pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos!
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com mais informações sobre o curso de Como Fazer Lapidação em Pedras.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Celio Luis Lanzarin
23 de out. de 2021TENHO INTERESSE EM CONHECER OS PRODUTOS.

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de dez. de 2021Olá, Célio! Como vai?
Agradecemos sua visita em nosso site!
O CPT disponibiliza cursos online à distância, não fornecemos produtos.
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o Curso de Como Fazer Lapidação de Pedras.
Atenciosamente,
Lorena Tolomelli.

Evani Bastos
2 de out. de 2021Muito interessante. Quanto custa o curso? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
4 de out. de 2021Olá, Evani! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Magno
28 de set. de 2021Gostaria de ter mais informações sobre o curso de lapidação.

Resposta do Portal Cursos CPT
29 de set. de 2021Olá, Magno! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

TEREZA FRANCA NUNES
19 de ago. de 2021Pretendo trabalhar com lapidação de pederas.

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de ago. de 2021Olá, Tereza! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fico feliz com sua visita. O CPT disponibiliza na área em questão vários cursos.
Acesse e confira! https://www.cpt.com.br/
Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados nos cursos.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Joelson de Souza Boeno
11 de ago. de 2021Quero orientação para fazer lapidação e formas em pedras de pequeno porte, podem me ajudar? quais equipamentos podem me ajudar?

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de ago. de 2021Olá, Joelson! Como vai?
Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!
Fica ligado, uma de nossas consultoras vai fazer contato com você para te passar mais informações dos cursos na área desejada.
Forte abraço!
Marcela Teixeira.

Arison
23 de abr. de 2021Quero ser um lapidador de esmeraldas porém das que dá apenas. Uma grama no máximo como posso fazer .

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de abr. de 2021Olá, Arison
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.
Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Erika