
O mármore e o granito são belos, porém, caros; alguns são muito raros o que os tornam ainda mais desejados; por isto, cada vez mais se aperfeiçoam as técnicas de pinturas especiais que representam estas pedras tão belas.
“Outro fator para o surgimento e o constante aperfeiçoamento das técnicas de imitação é o desafio humano de expressar artisticamente o legado da natureza”, afirma Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Marmorização e Granitização.
Algumas técnicas são usadas na decoração de residências, templos e palácios desde a antiguidade clássica por vários povos, sempre como alternativa para o mármore verdadeiro, em virtude do alto custo e limitações de uso da pedra natural, pois naquela época eram grandes as dificuldades de extração da pedra, de transporte e de manuseio.
No Brasil, o mestre Aleijadinho usou muito essas técnicas em pinturas de igrejas, pois naquele tempo usar a pedra natural era quase impossível. Ainda hoje, essas técnicas são empregadas para pintar paredes e colunas em igrejas, principalmente em Minas Gerais. São técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos e que perduram até hoje em virtude da sua beleza e praticidade.
“O sucesso desta pintura ilusionista deve-se à perfeita imitação das características peculiares da pedra tais como movimento, profundidade e transparência que simulam a sensação de massa fria”, relata Margaret.
Outra característica marcante dos mármores são os veios que lhe imprimem rara beleza. As representações do mármore e do granito são usadas para revestimento de paredes, lambris, molduras, móveis e outros acessórios em tamanhos variados. Ainda segundo Margaret, “para que o efeito seja realmente belo, só devemos marmorizar ou granitizar superfícies que poderiam, a priori, serem feitas destas pedra”.
Com as técnicas de marmorização e granitização é possível representar os tipos mais conhecidos de mármore e de granito e ainda fazer imitações. É o que chamamos de pintura ilusionista: aquela que engana os nossos olhos; é uma pintura artística; uma representação. O ideal é que a pintura engane e que, ao ser descoberta, cause surpresa pela perfeição e arte.
“Algumas técnicas são tão perfeitas que muitos restauradores fazem restauração de peças quebradas na decoração em que o mármore já foi usado”, finaliza.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Precisando repaginar seu banheiro? Mármore Fantasia nele!
- Granitos distintos: você sabe o que são? Sabe para que servem?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.