WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sem dinheiro para comprar mármore e granito? Aprenda a imitá-los!

O mármore e o granito são belos, porém, caros; alguns são muito raros o que os tornam ainda mais desejados. Por este motivo, cada vez mais, técnicas de pinturas são aprimoradas para representá-los

Sem dinheiro para comprar mármore e granito? Aprenda a imitá-los!   Artigos Cursos CPT

 

O mármore e o granito são belos, porém, caros; alguns são muito raros o que os tornam ainda mais desejados; por isto, cada vez mais se aperfeiçoam as técnicas de pinturas especiais que representam estas pedras tão belas.

“Outro fator para o surgimento e o constante aperfeiçoamento das técnicas de imitação é o desafio humano de expressar artisticamente o legado da natureza”, afirma Margaret Pires, professora do Curso a Distância CPT Marmorização e Granitização.

Algumas técnicas são usadas na decoração de residências, templos e palácios desde a antiguidade clássica por vários povos, sempre como alternativa para o mármore verdadeiro, em virtude do alto custo e limitações de uso da pedra natural, pois naquela época eram grandes as dificuldades de extração da pedra, de transporte e de manuseio.

No Brasil, o mestre Aleijadinho usou muito essas técnicas em pinturas de igrejas, pois naquele tempo usar a pedra natural era quase impossível. Ainda hoje, essas técnicas são empregadas para pintar paredes e colunas em igrejas, principalmente em Minas Gerais. São técnicas que foram desenvolvidas ao longo dos séculos e que perduram até hoje em virtude da sua beleza e praticidade.

“O sucesso desta pintura ilusionista deve-se à perfeita imitação das características peculiares da pedra tais como movimento, profundidade e transparência que simulam a sensação de massa fria”, relata Margaret.

Outra característica marcante dos mármores são os veios que lhe imprimem rara beleza. As representações do mármore e do granito são usadas para revestimento de paredes, lambris, molduras, móveis e outros acessórios em tamanhos variados. Ainda segundo Margaret, “para que o efeito seja realmente belo, só devemos marmorizar ou granitizar superfícies que poderiam, a priori, serem feitas destas pedra”.

Com as técnicas de marmorização e granitização é possível representar os tipos mais conhecidos de mármore e de granito e ainda fazer imitações. É o que chamamos de pintura ilusionista: aquela que engana os nossos olhos; é uma pintura artística; uma representação. O ideal é que a pintura engane e que, ao ser descoberta, cause surpresa pela perfeição e arte.

“Algumas técnicas são tão perfeitas que muitos restauradores fazem restauração de peças quebradas na decoração em que o mármore já foi usado”, finaliza.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Precisando repaginar seu banheiro? Mármore Fantasia nele!
- Granitos distintos: você sabe o que são? Sabe para que servem?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Pinturas Especiais.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!