O ourives é o profissional que trabalha com metais preciosos, especificamente prata e ouro, na fabricação de joias e ornamentos. Desde tempos remotos, os adornos foram criados e reverenciados, seja pela beleza, valor ou pelo poder que simbolizavam. Hoje, as joias artesanais tem lugar garantido, por mais que surjam novidades no mundo da moda. As tendências podem variar a cada estação, porém é o talento do ourives que vai determinar a criação de peças mais atraentes.
O ouro é o material preferido pelos ourives, não apenas por suas propriedades estéticas, mas também pela relativa maleabilidade e elevada resistência ao desgaste. Esse metal mantém o valor ao mesmo tempo em que é utilizado como adorno, devido a sua liquidez.
O processo de produção de joias passa por diversas etapas. É preciso fundir, recozer, laminar, cortar, serrar, limar, lixar, fazer fio, soldar e polir, não necessariamente nessa ordem. O professor Ailton Batista Lopes, explica no Curso de Ourives – Fabricação e Reparo de Joias, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, que “o processo de laminar requer muita atenção: é fundamental saber quando parar e verificar as condições da matéria-prima. Na dúvida, deve-se interromper o processo e retornar ao desenho, para uma conferência mais detalhada, isso evita que seja preciso reiniciar toda a atividade”.
Na etapa final, quando é feito o acabamento, o ourives pode terceirizar o processo, para não comprometer o prazo de entrega. Isso também acontece quando ele não dispõe de máquinas adequadas para fazer o acabamento necessário.
Atualmente, o mercado da joalheria mundial está voltado para o design da joia, que deve ser criativo, corresponder a um mercado consumidor sempre crescente e ansioso por inovações, tanto nas técnicas de fabricação, quanto na expressão dos estilos e conceitos escolhidos.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

gilda Martins Vidal
20 de jun. de 2023Lindos

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de jun. de 2023Olá, Gilda Martins Vidal ! Como vai?
Agradeço sua visita em nosso site!
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT

Nara Rodrigues
4 de mai. de 2021Fornecedor

Resposta do Portal Cursos CPT
5 de mai. de 2021Olá, Nara
Como vai?
Agradecemos sua visita a nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.
Atenciosamente,
Erika

Lourdes Maria de souza
6 de mai. de 2018Gostaria de fazer este curso

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de mai. de 2018Olá Lourdes,
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos de Ourives.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Andre mello
14 de nov. de 2013Gostaria de informar como posso trabalhar com joias, e que material eu uso no processo da fabricação.

Resposta do Portal Cursos CPT
22 de nov. de 2013Olá, André!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Existem uma grande diversidade de matérias-primas no processo de produção de joias, sendo encontradas diferenças quanto à coloração, qualidade e ao custo, pela grande quantidade e variedade de fornecedores.
A matéria-prima pode ser dividida em dois tipos: as que fazem parte do produto, como os metais e as pedras, e as que fazem parte do processo, como as lixas, ácidos, goma-laca, lacre, soldas, cromos, amônia, borato de sódio, entre outros.
Metais: ouro, prata, cobe, latão;
Pedras: água marinha, topázio, citrino, quartzo róseo, hematita, pirita, diamante, zircônia, cristal de rocha, quartzo enfumaçado, ametista, turmalina, berilo, pérolas;
Produtos químicos: ácido muriático, amoníaco, ácido para toque e pedra de toque, bórax, placa de cera, gesso, pasta de polir em barra, pasta de polir em bastão, placa de amianto.
Para mais informações conheça o Curso CPT Ourives - Fabricação e Reparo de Joias.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos