WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Estudo da OIT conclui que as mulheres trabalham mais tempo do que os homens

Eles possuem jornada maior fora de casa, mas jornada doméstica aumenta o tempo de trabalho delas

 

 Mulheres e homens brigam pelo mesmo espaço, mas elas ainda são mais responsáveis pelos afazeres domésticos. Foto: reprodução/Citroën.

É notável o quanto as mulheres conseguiram e estão conseguindo mais espaço no mercado de trabalho. No entanto, segundo estudo divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), elas ainda se dividem entre o trabalho fora e os afazeres domésticos.

No Brasil, por causa das tarefas em casa, as mulheres trabalham cerca de 5 horas a mais por semana do que os homens. De acordo com a OIT, enquanto os homens trabalham cerca de 43,4 horas semanais e outras 9,2 em casa (52,9 horas por semana), as mulheres trabalham 36 horas no mercado formal e 22 horas no lar (58 horas semanais).

A pesquisa foi feita com base em números de 2009 e mostra que, apesar de os homens ainda trabalharem mais tempo fora de casa, os trabalhos domésticos ainda ocupam boa parte do tempo das mulheres. Cerca de 90,7% delas realizam afazeres domésticos, mesmo inseridas no mercado de trabalho. Esse número cai para 49,7% em relação aos homens. Eles dedicam em torno de 12 horas a menos às tarefas do lar.

Para a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo, os resultados mostram que é importante fazer investimentos em políticas de conciliação entre trabalho, vida pessoal e vida familiar. Ela defende que as empresas e os governos facilitem essa conciliação. Assim, é preciso investir em creches, melhorar os transportes públicos e oferecer jornadas flexíveis.

Outro ponto abordado pela OIT é que os momentos em que os homens participam das tarefas domésticas costumam ser em atividades como compras nos supermercados, transportes dos filhos para a escola e outras tarefas mais esporádicas, como reparos e manutenções no lar. Assim, a organização concluiu que a incorporação das mulheres no mercado de trabalho ainda não foi acompanhada de uma satisfatória redefinição das relações de gênero para a divisão sexual do trabalho, tanto na vida privada quanto na formação de políticas públicas empresariais.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Estadão.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!