Um dos grandes problemas das grandes cidades é a destinação correta do esgoto. Uma boa alternativa para isso foi apresentada por pesquisadores da Universidade Federal Fluminense. Eles desenvolveram um adubo a partir do lodo de esgoto, material bastante poluente.
A pesquisa começou em 2011, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com o apoio da prefeitura do município e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Para os estudos, foram utilizados os resíduos coletados pela autarquia municipal, já que o lodo de esgoto é o resíduo proveniente do tratamento sanitário.
Para o desenvolvimento do adubo, os pesquisadores precisaram monitorar todas as etapas, monitorando os efeitos dos componentes no meio ambiente. Depois de quatro meses de testes, eles encontraram a mistura adequada, com metais pesados, e outros contaminantes orgânicos e biológicos em níveis aceitáveis.
Depois dos teste com a fórmula adequada, foi analisada a eficiência do novo produto. Foi constatado que o adubo é bem mais eficiente do que a maioria dos industrializados. Os testes foram feitos no cultivo de milho e aroeira. Uma parte foi misturada à terra e outra usada com fertilizantes tradicionais. Os pesquisadores ainda analisam o fertilizante e não informaram quando ele poderá estar disponível no mercado.
Fonte: Estadão.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.