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Erros que devem ser evitados ao montar uma franqueadora

Com crescimento acelerado, o setor de franquias, em 2009, faturou R$ 63 bilhões

 

O sistema de franquias exige investimentos em treinamentos e qualificação profissional.

 

Uma das características interessantes do empreendedor é a sua capacidade de identificar oportunidades. O empreendedor, na maioria das vezes, não espera que alguém lhe diga que este ou aquele negócio é bom. Por iniciativa própria, trabalha suas estratégias e quando identifica uma oportunidade, pesquisa o mercado e descobre suas necessidades. Analisa também a concorrência, testa seus produtos e serviços e busca fornecedores que possam agregar vantagens e/ou diferenciais aos seus produtos.

É assim que o empresário deve pensar quando optar por trabalhar com franquias. O setor cresce exponencialmente. São 1460 redes no país, que somam mais de 80 mil unidades. Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, no ano passado, essas empresas faturaram R$ 63 bilhões. Mas, algumas análises devem ser feitas para que erros possam ser evitados na hora de comprar uma franquia.

O primeiro ponto é adquirir uma franquia de algo que você goste. Traçar seu perfil para saber se você tem as condições necessárias para administrar o próprio negócio é uma boa dica. A segunda estratégia é não ter pressa ao analisar a Circular de Oferta de Franquia. Leia tudo com muita calma e atenção e, se achar necessário, apresente a um advogado para que ele aponte pontos obscuros, caso eles existam.

De acordo com as dicas do professor e consultor do Sebrae, Carlos Ruben Pinto, apresentadas no curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “o ponto de partida para o sucesso como franqueador se resume, basicamente, no entendimento de dois temas abrangentes e muito importantes, a capacidade de gestão de um negócio de sucesso comprovado perante o mercado e o entendimento correto do sistema de franchising. O sistema exige investimentos em treinamentos e qualificação profissional de todas as pessoas envolvidas”.

O professor, que é diretor executivo da empresa MDS Franchising & Negócios, explica que a capacidade de gestão eficiente do negócio é obtida mediante a execução de cinco etapas essenciais, o gerenciamento correto das pessoas, o desenvolvimento da competência essencial, o conhecimento do mercado do dinheiro, a implantação de estratégias equilibradas, seguras e revistas periodicamente, a disciplina e o comprometimento com a organização.

Outro aspecto relevante é dialogar com franqueados que já saíram da rede e se informar sobre os pontos negativos do negócio, como também com os franqueados atuais, para esclarecer dúvidas em relação ao cotidiano do setor. Os números que a empresa lhe apresenta são, também, muito importantes. Saiba analisá-los. Verifique, por exemplo, se o faturamento médio de cada loja é compatível com o investimento inicial exigido.

Por: Ariádine Morgan

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