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Erros na comunicação são principal motivo de fracasso das empresas

Estudos apontam que 76% dos projetos nas organizações não dão certo porque os profissionais não sabem se comunicar adequadamente

Se as pessoas não falam a mesma língua elas não desenvolvem e não alcançam os objetivos organizacionais.

 

Se as pessoas não falam a mesma língua elas não desenvolvem e não alcançam os objetivos organizacionais.

 

A comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso na comunicação, é preciso transmitir com cuidado e previsão o que se quer passar para outras pessoas.

Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos e profissionais, e até mesmo sociais. Inclui desde estudantes a profissionais de diversas áreas, passando principalmente por cidadãos que ocupam alguma atividade de liderança.

Um recente estudo organizado pelo PMI - Project Management Institute Brazil, constatou que, para 76% das empresas, o principal motivo dos seus projetos fracassarem são falhas na comunicação. Saber ouvir é, antes de tudo, a regra mais importante. O bom comunicador primeiro ouve e depois fala. Assim, parte-se da perspectiva da pessoa que fala, não daquilo que se deseja que a pessoa ouça.

De acordo com o professor e consultor de empresas Dr. Marcos Antônio Barbosa, no curso Falando em Público - Comunicação e Apresentação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “provavelmente, nas reuniões, é onde mais se usa a palavra. Algumas regras básicas são importantes para melhores resultados. A preparação antecipada da reunião, por exemplo, facilita a condução, a participação de todos e a  conclusão. A postura mais adequada para quem dirige ou participa de reuniões é caracterizada pela atitude firme. Preocupe-se também com o vocabulário. Ele deve ser utilizado de acordo com o interesse do grupo e caso seja uma equipe heterogênea, faça a opção de palavras mais abrangentes”.

A arte de falar em público é uma chave de sucesso em qualquer empreendimento e deve ser utilizada como uma arma contra qualquer aparência de fracasso. Outras dicas do professor no curso são, a fala, que deve ser pausada, com energia e voz audível, e defender seu ponto de vista com decisão, mas sem agressão. “As conversas paralelas de assuntos não pertinentes ao objetivo prejudicam muito as reuniões. Cuidado com essa atitude em seus colaboradores. Seja inteligente e utilize o bom humor de forma moderada, tendo atenção para não se desviar para as brincadeiras”, acrescenta o professor.

A comunicação é a base de qualquer organização e relacionamento. Por isso, seu poder é tão grande. Comunicar é repartir, tornar comum, harmonizar, entender e entender-se. Se as pessoas não falam a mesma língua elas não desenvolvem. E a empresa não alcança os seus objetivos organizacionais.

Por: Ariádine Morgan

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