
Visando à contribuição em inúmeros programas de conservação dos recursos naturais, como o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa Solo desenvolveu um mapa digital de carbono orgânico. Os pesquisadores pretendem, com a compilação virtual, conduzir práticas para que o país reduza a emissão de gases que geram o efeito estufa, entre outros propósitos.
Essa tecnologia compilam dados virtuais dos solos brasileiros, produzindo mapas com precisão e detalhes impressionantes. Entretanto, para tamanha exatidão, as informações são colhidas ao longo do tempo e atualizadas constantemente, por meio dados estatísticos e levantamentos em campo.
O diferencial desse sistema de mapeamento digital é a compilação de dados ambientais disponíveis, interligando-os a dados estatísticos para inferir informações em locais ainda não mensurados.
Fontes: Rural BR e Embrapa Solo.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.