
O uso de cartões de débito deve favorecer ainda mais o crescimento do e-commerce. Foto: reprodução/Abril.
Um estudo da empresa de consultoria América Economia Intelligence, encomendado pela empresa de cartões Visa, constatou que o e-commerce no Brasil cresceu 43% em 2011 em relação a 2010. Os brasileiros movimentaram pela internet um valor de U$ 25 bilhões em compras.
Os principais fatores que contribuíram para este aumento foram a maior segurança e confiabilidade nas lojas virtuais e o crescimento do comércio através das redes sociais, o social commerce. Além disso, também foram importantes a venda de cupons de compras coletivas, o uso de formas de pagamento eletrônicas, com os cartões de crédito e a adesão da classe C à internet.
A expectativa da AEI é de um crescimento de 26% em 2012 e 28% em 2013 em toda a América Latina. Esse resultado não considera o comércio eletrônico realizado por smartphones, que deve crescer em torno de 50% até 2015, aumentando ainda mais as vendas pela internet.
Além desses fatores que ajudaram a impulsionar o comércio eletrônico no país, acredita-se que a adoção dos cartões de débito deve estimular ainda mais as compras virtuais. Hoje, o pagamento à vista é feito através de boletos bancários, cupons e pagamento digital. O incremento do débito pode facilitar bastante o comércio eletrônico nos próximos anos.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.