WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Disciplina ajuda a sair das dívidas

Segundo especialistas, aprender a controlar os gastos é mais eficiente do que um aumento de salário

 

Para o consultor financeiro, vale até guardar dinheiro no porquinho. Foto: reprodução.

De acordo com uma pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, o desemprego (35,7%), a queda da renda (25,2%) e o descontrole financeiro (23,1%) são as principais causas para a contração de dívidas. A maioria dos devedores tem entre 21e 30 anos, sendo que as mulheres (52,4%) possuem mais dívidas do que os homens (47,6%).

O consultor financeiro Ronaldo Gotlib afirma que primeiramente é preciso ter cuidado para não entrar em dívidas, pois a tendência é elas não pararem de crescer. Para ele, ter disciplina com as finanças é mais eficiente para fugir das dívidas do que ter um aumento de salário.

Para controlar as dívidas, Gotlib recomenda ter um caderno para anotações. De um lado são colocados os créditos, do outro os débitos e, por último, os saldos. Ao final do mês, é preciso tomar precauções caso a conta fique no vermelho.

No entanto, se já estiver devendo, outras medidas precisam ser tomadas. Em alguns casos, é possível renegociar a dívida com o credor, mas ele explica que só vale a pena se os juros não forem muito altos. É preciso calcular o preço final que será pago depois da negociação, e também se as parcelas cabem no orçamento.

As parcelas não podem comprometer o restante do orçamento, pois podem gerar novas dívidas. O mesmo deve ser pensado ao adquirir um bem. O consultor alerta que, quando uma compra é feita a prazo, é preciso pensar que a dívida deve ser inserida no orçamento por muito tempo. Assim, é importante pensar bastante se o item é realmente necessário para evitar alguma dor de cabeça.

Para realizar algum sonho, o consultor recomenda que a melhor opção é sempre guardar dinheiro. Ele destaca que vale até colocar dinheiro no porquinho. Isso porque se começa a trocar gastos pequenos e desnecessários por um dinheiro extra no final do mês.

Por: Maria Clara Corsino.

Fonte: Jornal Hoje.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!