
Muitas vezes, as pessoas que trabalham com você se sentem desmotivadas, paradas, cansadas e estão muito longe de oferecer resultados. Difícil é simplesmente dizer: fique motivado, mesmo dando benefícios salariais. Está mais do que provado que aumentar o salário de uma pessoa desmotivada não altera seu comportamento.
Qualquer gestor sabe da importância de manter seus funcionários motivados. O entusiasmo é essencial para um melhor desempenho no trabalho, aumenta a produtividade do grupo e mantém um ambiente agradável no escritório. Como fazer isso?
O professor Hévio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas, elaborado do pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta algumas dicas que irão contribuir com o objetivo de fazer os funcionários se engajarem mais.
1.Seja motivado
Contagie! Faça a integração da sua equipe. Crie um ambiente para que os colegas de trabalho possam trocar experiências. Promova churrascos, almoços, passeios. Isso ajuda a empresa a crescer em um clima favorável.
2.Espalhe desafios
Crie situações que tirem as pessoas seu do lugar comum, daquelas tarefas rotineiras, repetitivas. Contribuir com projetos sociais é uma ótima ideia para sair da mesmice.
3.O colaborador deve compartilhar o sucesso da organização
Desempenho, motivação e produtividade estão intimamente ligados a como o funcionário se sente na empresa. Quando o seu funcionário vê perspectiva de crescimento, ele luta, é mais ambicioso para crescer. Nesse aspecto, a motivação também pode ser a participação nos lucros da companhia.
4.Reconheça
Elogie! Os empregados se engajam mais quando se sentem necessários, apreciados e valorizados. Nunca esqueça do papel da comunicação na gestão empresarial. Da mesma forma que você deve chamar atenção, deve reconhecer que o funcionário está crescendo.
5. Encoraje as reclamações
As principais razões de os empregados não criticarem a gestão ou a cultura de um negócio são o medo de retaliação e a possibilidade de parecer ingrato. Mas cabe ao gestor criar um ambiente em que os funcionários se sintam livres para criticar e, portanto, participar ativamente da empresa.
A sugestão é criar um clima propício para que as pessoas se motivem e desenvolvam suas tarefas com prazer.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.