
As formigas cortadeiras são as principais vilãs de áreas cultivadas, florestas e pastagens. Quando não são controladas, o ataque pode alcançar índices catastróficos, com sérias perdas econômicas aos produtores. Entretanto, graças a contínuas pesquisas e investimentos em técnicas avançadas, junto a programas de manejo integrado, os agricultores conseguem controlar a infestação da praga.
Embora as cortadeiras sejam vistas como inimigas, o ataque a várias espécies vegetais é resultado da ação irresponsável e predatória do homem nos ecossistemas naturais. Com a falta de planejamento das atividades agropecuárias, os sistemas ecológicos foram seriamente comprometidos, com a extinção de espécies vegetais, que alimentavam e/ou abrigavam insetos, dentre eles, as formigas.
Além disso, a devastação das florestas extinguiu os inimigos naturais das formigas cortadeiras. Esse problema, associado à degradação dos solos e à prática de monoculturas florestais e agrícolas, agravou ainda mais a situação. Hoje, as cortadeiras encontram condições favoráveis para infestação de áreas gigantescas. É indispensável que os produtores vivam em harmonia com a natureza, com base na sustentabilidade da produção.
No Curso CPT a Distância e Online Controle de Formigas Cortadeiras, elaborado pelo professor Guilherme Barcellos Gjorup, o aluno tem acesso a informações importantes sobre a biologia das formigas cortadeiras e o desenvolvimento do formigueiro. Além disso, ele aprende como realizar o controle das cortadeiras com técnicas culturais (sem uso de agrotóxicos) e com controle químico (com uso racional e adequado dos formicidas).
Não perca tempo! Dê um importante passo! Capacite-se com qualidade. Aprenda a fazer o controle eficiente e com baixos custos das formigas cortadeiras.
Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agricultura.
Leia o artigo "Formigas Cortadeiras - espécies, manejo integrado e métodos de combate à praga."
Fonte: tecnologiaetreinamento.com.br
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.