Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

A chave para um empreendimento de sucesso

Porque alguns produtos se mantêm no mercado durante anos

 

 

 Às vezes, um detalhe é suficiente para se destacar dos demais.

Já imaginou porque não existe nenhum refrigerante com o sabor igual ao daquele famoso? Ou porque algumas marcas existem há mais de 100 anos, algumas vezes, até sem concorrentes?  Para uma empresa se manter pode ser bem difícil. No entanto, ter um produto único e saber entender, ou até mesmo prever as ações do mercado, ajuda a superar as barreiras e a fixar um nome.

O pesquisador brasileiro Jean Paul Jacob, da empresa de computadores IBM afirma que é importante antever as reações do mercado. Ele é conhecido pelo método do cubo de cristal, que faz projeções de como os consumidores e os concorrentes reagirão a certos produtos. Por exemplo, Jacob foi o primeiro a anunciar o fim do vinil com a invenção do CD e do filme fotográfico com a criação das máquinas digitais. Muitos acharam uma loucura, mas em um prazo não muito longo, elas se mostraram acertadas.

Segundo o pesquisador da IBM, prever as reações do mercado não é tão complicado. Basta rever o histórico da área do produto e ver o que ele tem de inovador. Destacar o diferencial de um produto ou uma marca é importante, pois é desta forma que você conquistará o seu consumidor.

Tudo isto requer pesquisa, dedicação, e um espírito empreendedor. Jacob cita o próprio exemplo da empresa americana, que aos poucos deixou de ser uma fábrica de artigos de informática convencional e passou a fornecer os resultados das pesquisas realizadas por ela. Uma maneira de aprender como convencer o consumidor sobre as vantagens de um produto é com o curso Marketing para Pequenas Empresas, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Muitas vezes, a chave para se firmar no mercado está nas próprias dificuldades que aparecem.  O escritor Roberto Shinyashiki, conhecido como o descascador de abacaxis, é o defensor desta ideia. Para ele, as dificuldades encontradas no mercado são possibilidades de construir algo sólido e inovador. Mas, ambos reforçam que cair de cabeça em uma nova empreitada pode ser perigoso. É necessário estar bem preparado para enfrentar todas as condições oferecidas pelo mercado.

 

 

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Cursos Relacionados

Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira Curso Shamballah - O Segredo da Alta Produtividade Leiteira

Com Prof. Dr. Henrique Bruschi, Prof. Paulo Machado e Prof. Sebastião Teixeira

R$ 376,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

Com Prof. Adriano Godoy

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Mais Notícias sobre diversas áreas do conhecimento

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade