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Carlos Cruz aponta os 5 erros que afastam a clientela

Falta de empatia, ser invasivo, usar de clichês na hora da negociação, despreparo e insegurança são os 5 erros fatais que fazem com que a clientela fuja da sua loja e compre na loja do concorrente

Carlos Cruz aponta os 5 erros que afastam a clientela   Notícias Cursos CPT

 

Falta de empatia, ser invasivo, usar de clichês na hora da negociação, despreparo e insegurança são os 5 erros fatais que fazem com que a clientela fuja da sua loja e compre na loja do concorrente, é o que aponta Carlos Cruz, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

Trabalhar com atendimento ao público é função para pessoas preparadas. Neste contexto, somente atrair a atenção dos clientes não é o suficiente para garantir a efetivação de uma venda, tão pouco fidelizá-los a sua loja. É preciso muito mais. Para estar apto a esta função, as pessoas encarregadas ao atendimento ao público devem conhecer e evitar 5 erros fatais que afastam a clientela:

Falta de empatia – todo vendedor precisa criar afinidades com seu público, adaptar-se a ele, aproximar-se dele como um igual. Afinal, é estabelecendo uma relação de confiança que o vendedor conseguirá inspirar o comprador a adquirir determinado produto ou serviço;

Não ser muito invasivo – perguntar pouco é um erro, não saber ouvi o cliente é erro maior ainda. O bom vendedor não deve ser muito invasivo tem de ser um solucionador dos problemas dos clientes. Para isto, deverá sim fazer perguntas e ouvir as respostas atentamente para melhor atender sua clientela;

Os clichês – Jargões e exageros soam como falsidade. O bom vendedor deve ser sincero com seus clientes;

Despreparo – colocar um funcionário despreparado no atendimento ao público é outro erro que deve ser evitado pelos lojistas. Trabalhar com pessoas merece treinamento, por estudo, profissionalização; e

Insegurança – o vendedor inseguro nunca conseguirá efetivar uma venda e a segurança de que precisa para fazê-la vem do conhecimento. Conhecimento adquirido sobre os produtos que vende, sobre as formas de pagamento, sobre a loja em que trabalha, sobre os produtos oferecidos pelos concorrentes, sobre as tendências do mercado, enfim, ter controle total sobre a arte da venda.


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Por Silvana Teixeira.
Fonte: Administradores.com

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