
O tratamento das sementes é indicado para aqueles que pretendem produzir, de forma barata, sementes para uso próprio, adaptadas às condições da propriedade, ou para a comercialização.
Para aumentar a qualidade das sementes, os produtores adotam técnicas de tratamento como peliculização, peletização e inscrustação. Tratando as sementes, há a garantia de protegê-las dentro do solo caso haja falta de água. É também realizada uma esterilização, e o agricultor ainda tem a garantia de que não introduzirá novas doenças na lavoura.
Esses métodos não pesam no bolso do produtor. Chegam a custar até 0,1% do preço do produto e livram o produtor de riscos como ter que replantar a área. É uma ótima oportunidade para o pequeno produtor, que pode fazer o tratamento em um tambor giratório.
Normalmente, o tratamento com menor preço, principalmente das culturas de soja, milho e trigo, se dá com fungicidas para proteger a semente no solo. “Usa-se, ainda, misturas com inseticidas para controlar insetos e micronutrientes, como cobalto e molibdênio”, afirma o pesquisador da Embrapa, Ademir Henning.
Para os professores Glauco Vieira Miranda e João Carlos Galvão, do Curso Produção de Milhos Especiais desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o tratamento das sementes é indicado para aqueles que pretendem produzir, de forma barata, sementes para uso próprio, adaptadas às condições da propriedade, ou para a comercialização.
Algumas precauções devem ser tomadas já ao comprar as sementes . O produtor deve verificar a certificação do seu produto, as sementes não certificadas podem ter vigor e germinação baixos, podem vir com fungos, e até mesmo sem resistência ao Cancro-da-haste, à Mancha-olho-de-rã e a pústula bacteriana.
Por: Virgínia Maria de Araújo
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.