
A água é um bem precioso e insubstituível a todos os seres vivos. Ela propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação. Além disto, a água:
- Mantém nosso corpo hidratado;
- Realiza o transporte de substâncias pelo corpo;
- É um solvente;
- Regula a temperatura do nosso organismo;
- Participa de reações químicas e, muitas, muitas outras coisas.
Mas, não pense que é só isso. Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU), além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água. A partir desse documento, que reconhece a grande importância da água para os seres humanos, fica claro que:
1- A água faz parte do patrimônio mundial;
2- A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados, portanto devem ser preservados;
4- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Apesar de dois terços do planeta serem formados por água, apenas 0,008% do seu total é potável, ou seja, própria para o consumo humano. Como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Infelizmente, os seres humanos que poluem por meio de ações incorretas, esquecem-se de que essas ações podem atingi-los de forma direta e prova disto é que anualmente mais de cinco milhões de pessoas morrem em consequência de doenças ligadas à falta de água potável e saneamento básico. Além disto, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem natural.
Água é vida! Dê valor a este recurso e aprenda a usá-la com inteligência para que nunca falte.
Neste 22 de Março, comemore a vida e dê um brinde à água, valioso recurso que mantém a vida no planeta.
Fonte: Brasil Escola e Sua Pesquisa.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.