WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Abra as portas para sua contratação aprendendo a montar seu currículo

Algumas atividades extracurriculares podem acrescentar no seu currículo, outras, porém, são irrelevantes

 

Um currículo bem elaborado auxilia a quem procura emprego e facilita o trabalho da pessoa que seleciona.

 

Antes de incluir atividades extracurriculares no currículo, como cursos complementares e hobbies, é preciso avaliar a relevância delas para o cargo pretendido. Um bom currículo deve ser montado com a seguinte estrutura: informações pessoais, informações acadêmicas, idiomas, informática, resumo de qualificações, histórico profissional, informações complementares e atividades extras.

Essas últimas, são mais valorizadas no caso de iniciantes, pois podem trazer dados importantes sobre o candidato, na falta de experiência profissional. É valido citar a participação em grupos de escoteiros, por exemplo, se a vaga pretendida for na chefia, pois essa atividade demonstra espírito de grupo, liderança e comprometimento.

Outras ações de interesse, nesses casos, são a participação em grêmios estudantis, centros acadêmicos, projetos de pesquisa e os prêmios ganhos na universidade. Para quem não tem experiência profissional, é importante mostrar conhecimento teórico. Tenha cuidado, no entanto, para não parecer que a vida acadêmica teve mais valor que a trajetória corporativa na sua formação.

Intercâmbios e cursos internacionais dão um upgrade no currículo, especialmente para quem está no início da carreira. Para os experientes, essa informação pode ajudar em cargos que requerem o conhecimento de outro idioma.

De acordo com o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, no curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “um currículo bem elaborado auxilia a quem procura emprego e facilita o trabalho da pessoa que seleciona. A qualificação conta muitos pontos, como formação acadêmica, cursos, idiomas, entre outros, mas é importante observar suas realizações, ou seja, o que ela fez nas empresas por onde passou. Informações sobre hobbies ou vida social e cívica, também, podem indicar que estilo de vida o candidato leva”.

Evite mencionar cursos que não estão relacionados à área de interesse, comente sobre eles apenas se for perguntado na entrevista.  Informações sobre participação em associações de bairros, ligação com partidos políticos e ser sindicalista, não são importantes nesse contexto, pois referem-se a atividades pessoais e não profissionais.

O fato de ter um blog ou página da internet pode ser mencionado, porém, é preciso ter cuidado com o conteúdo desses. Se for relacionado à área pretendida, tenha cuidado com erros de português.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?