
Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em Marketing, Sistemas de Informação e Processo Decisório, Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Estoque e Almoxarifado, explica o motivo pelo qual a correta administração de materiais contribui para salvar várias empresas da falência. “A administração de materiais é a ferramenta que dá consistência às decisões tomadas por uma empresa para evitar surpresas no futuro, relativas à utilização de recursos de curto prazo em estoques”, afirma Hélvio.
Para se precaverem das adversidades turbulentas do mercado, as empresas precisam focar seus esforços, com o intuito de quebrar barreiras, que as impeçam de prosperar. Porém, a escassez de recursos financeiros e o elevado custo para sua obtenção, juntamente com a falta de planejamento e controle, tem-se tornado um impeditivo e contribuído para uma triste realidade brasileira: o encerramento prematuro das atividades de várias empresas.
Pesquisas do SEBRAE apontam as principais causas da mortalidade das empresas. São elas:
a) Comportamento empreendedor pouco desenvolvido;
b) Falta de planejamento prévio; gestão deficiente do negócio;
c) Insuficiência de políticas de apoio;
d) Conjuntura econômica;
e) Problemas pessoais dos proprietários; e
f) Problemas na administração do crédito e inadimplência.
Mas, afinal, como a administração de materiais pode ajudar uma empresa sobreviver e prosperar? Você pergunta. A resposta é simples: decidindo sabiamente sobre a melhor utilização possível dos recursos limitados, mediante objetivos de desempenho estabelecidos dentro de um prazo determinado, envolvendo decisões de investimento, financiamento e utilização do lucro líquido, bem como a obtenção de recursos financeiros e a análise de sua utilização. Sua finalidade é assessorar a empresa como um todo, proporcionando os recursos monetários exigidos para financiar a estrutura de investimento com o mais baixo custo possível, ou seja, maximizando o valor da empresa e o retorno aos proprietários, ao mesmo tempo em que propicia a manutenção de certo grau de liquidez. “Nesse sentido, a busca pela rentabilidade máxima deve sustentar as atividades da empresa, sem comprometer sua liquidez”, finaliza Hélvio
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.