







Em grande parte do território nacional, observa-se que o ano de 2013, até o mês de novembro, superou as vendas do ano anterior, quando comparado ao mesmo período. Esta estimativa faz com que o comércio varejista comemore, com perspectivas de vibrar ainda mais até o término do ano. Ao se avaliar o acumulado do ano, supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas lideram o ranking dos mais bem posicionados, apresentando uma expansão de 6,4% no movimento de clientes. A segunda posição é ocupada por combustíveis e lubrificantes com alta de 5,1%. Em terceiro lugar classificam-se as lojas de veículos, motos e peças, com avanço de 3,8%. Já os móveis, eletroeletrônicos e informática ocupam a quarta posição, apresentando alta de 3,3% e equiparando-se ao setor de material de construção. Em quinto e último lugar ranquearam os pontos de venda de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, cujo movimento de consumidores cresceu 3,2%.
No mês de Novembro, às vésperas do Natal, a maior procura pelos consumidores foi observada no segmento de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática, com elevação de 1%. Supermercados, hipermercados e demais estabelecimentos de venda de alimentos e bebidas, a evolução apresentou percentual de 0,2%. E essa mesma taxa foi registrada nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios.
De acordo com o Serasa/SP, fatores como a boa configuração do mercado de trabalho, ou seja, desemprego baixo e estável com ganhos reais de rendimento, a redução dos níveis de inadimplência do consumidor, os estímulos provindos do Programa Minha Casa Melhor e o décimo terceiro salário são os principais fatores impulsionadores do aquecimento nas vendas deste ano.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT das mais diversas áreas do conhecimento, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.
Por Silvana Teixeira
Fonte: Agência Brasil
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.