WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sou tímido e não consigo falar em público. O que fazer?

Problema muito comum entre as pessoas que vão falar em público é a timidez. Ela se manifesta através da tensão e inibição em situações sociais. Se este é o seu caso, saiba o que fazer

Falar em público

Problema muito comum entre as pessoas que vão falar em público é a timidez. Ela se manifesta através da tensão e inibição em situações sociais, as quais interferem e dificultam a realização de objetivos pessoais ou profissionais.

Segundo Rodrigo Campos, professor do Curso a Distância CPT Como falar em público, em Livro+DVD e Curso Online, "A timidez pode variar do - ficar sem jeito - em uma situação social específica (por exemplo, dificuldade de falar em público), passando por uma timidez crônica (que aparece em todas ou quase todas as áreas da vida do tímido), até chegar à fobia social (a mais grave de todas, impedindo a pessoa de fazer até mesmo as coisas mais simples do dia a dia)".

Por mais que não pareça, timidez é algo muito sério e pode levar à depressão. O consenso entre psicólogos e especialistas em comportamento humano é que as causas da timidez são inúmeras, indo desde fatores genéticos a traumas de infância ou situações atípicas ocorridas no decorrer da vida.

A pessoa tímida apresenta dificuldades em algumas tarefas, como participar de atividades em grupo, praticar esportes coletivos, falar em público ou abordar alguém para namoro. Ela é caracterizada pelo excesso de ansiedade e medo real de expor-se a outras pessoas. O problema é quando essa timidez atinge o orador. Nesses casos, ela pode ser “fatal”, pois interfere diretamente na atividade profissional.

Se você precisa falar em público e por causa da timidez não consegue, siga as dicas abaixo. Elas, com certeza ajudarão você a superar esse obstáculo e ter sucesso em sua oratória:

1- Procure ajuda de um psicólogo;
2- Treine a oratória por meio de um curso;
3- Treine sua voz. Com a ajuda de um gravador, grave seu discurso como se estivesse diante do público. Apesar de estar só, fale com a cabeça erguida, com a coluna reta, em voz alta, pausadamente e com muita convicção. Ao terminar, ouça sua gravação e analise seu discurso. Repita várias vezes até gostar de sua performance;
4- Treine sua postura e aparência. Para isto, ponha-se em frente a um espelho que reflita sua imagem dos pés à cabeça. Analise se suas roupas, sapatos e aparência estão adequados à situação. Pense: Será que meu público iria gostar o que está vendo? Estou transmitindo segurança e confiança às pessoas? Essa é a aparência de um orador de respeito? Feito isto, repita novamente seu discurso. Experimente deixar os pés ligeiramente afastados para melhorar seu equilíbrio e usar mais as mãos ao transmitir conceitos e ideias, mas não bruscamente. Repita este processo por, no mínimo, mais 10 vezes;
5- Filme-se. Mesmo que seja pelo seu aparelho celular, filme-se praticando sua apresentação. Em seguida, assista-se, analise-se e corrija tudo aquilo que achar necessário;
6- Peça ajuda a uma pessoa de confiança. Convide alguém de sua confiança para assistir sua performance. Certifique-se, contudo, que esta pessoa seja séria e verdadeira. Nada de chamar pessoas brincalhonas ou zombeteiras para participar desta etapa. Se o fizer, colocará todo o trabalho praticado até agora a perder;
7- Aumente seu público. Caso a avaliação da etapa anterior tenha sido positiva, está na hora de aumentar seu público. Convide parentes ou pessoas próximas para assisti-lo. Após sua performance, ouça a avaliação de seus convidados com atenção e arremate sua palestra, melhorando o que ainda restar de ponto negativo.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Psicólogos SP

 

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Eveling

22 de fev. de 2021

Tenho fobia de falar em público e vou começar a faculdade, estou desesperada.

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de fev. de 2021

Olá. Eveling

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT tem cursos que ajudarão você na questão. Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Miguel Sebastião de Castro

7 de set. de 2020

Muito bom. Amei as 10 dicas.

Resposta do Portal Cursos CPT

9 de set. de 2020

Olá Miguel,
Ficamos felizes em saber que o nosso artigo contribuiu para o seu conhecimento.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa

Marcone lima da Silva

21 de mar. de 2020

Foi muito bom mim ajudou bastante

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set. de 2021

Olá, Marcone! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!