WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

No dia a dia, como funciona um aterro sanitário?

As primeiras atividades do dia de funcionamento em um aterro sanitário são a compactação e o aterramento do lixo descarregado da coleta noturna

No dia a dia, como funciona um aterro sanitário?   Dicas Cursos CPT

 

As primeiras atividades do dia de funcionamento em um aterro sanitário são a compactação e o aterramento do lixo descarregado da coleta noturna. Enquanto isso, uma escavadeira mecânica retira material de cobertura de uma encosta dentro da área do aterro e, ao mesmo tempo, abre mais espaço para aterramento de lixo. "A terra retirada para material de cobertura é transportada em caminhões, até a frente operacional, o mais próximo possível do ponto de aterramento", afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso a Distância CPT Aterro Sanitário - Planejamento e Operação. O lixo que chega é descarregado no pátio de descarga, uma área que fica o mais próximo possível da frente de operação, para facilitar o trabalho dos tratores que com a lâmina levam ou empurram o lixo, espalhando-o e compactando-o.

Qualquer que seja o método ou tipo de aterro, o sistema de execução é praticamente o mesmo, consistindo na execução de drenagens, confinamento e compactação dos resíduos em células, recobrimento diário com material de cobertura, destinação do chorume e do biogás.

A definição da altura das células de lixo e da cobertura com terra é determinada, considerando-se o futuro uso da área, o método de operação mais conveniente em função das condições topográficas e a perspectiva de captação e aproveitamento do biogás. Não existe a fixação de um número exato de células que poderão ser sobrepostas. Recomenda-se que o início de operação da primeira célula esteja em cota acima, no mínimo, de 3 metros do nível do lençol d'água subterrâneo e, para a superfície final da célula superior, prevalece a cota que for determinada no projeto.

A cobertura da camada final do aterro sanitário deve dispor de aproximadamente 60 cm de altura de terra compactada com declividade uniforme de pelo menos 1%, para evitar formação de poças e infiltração de água no seu interior. O acabamento final com uma camada de terra de maior altura visa prevenir os efeitos da erosão e proteger o aterro da presença e proliferação de vetores de doenças, como: moscas, mosquitos, baratas e ratos.

Conheça os Cursos Online CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?