
“A horta caseira, além de ser muito importante para a saúde, pode colaborar com uma redução sensível de gastos, com a aquisição desses produtos. Com pouco espaço, é possível produzir hortaliças em variedade e quantidade suficientes para toda família”, afirma João Tessarioli Neto, Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas - pela Universidade de São Paulo, Doutor em Fitotecnia - pela Universidade de São Paulo, e professor do Curso a Distância CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo, em Livro+DVD e Online.
Antes de montar a horta em casa, é essencial fazer um bom planejamento do espaço onde serão cultivadas as hortaliças e ervas. A escolha das espécies é determinante para o projeto de implantação da horta. Da mesma forma, é preciso optar pelo modelo mais adequado a casas com quintal ou apartamentos com espaço restrito. A boa notícia é que as plantas podem ser cultivadas diretamente no solo, em hortas verticais, em jardineiras, em vasos e, até mesmo, em embalagens recicláveis.
Após plantar as espécies no local escolhido, é indispensável seguir alguns cuidados para a manutenção da horta. Principalmente em relação à iluminação, à irrigação e à adubação. As recomendações são importantes, para que suas hortaliças, ervas aromáticas e medicinais cresçam viçosas e robustas.
Dicas de iluminação
As hortaliças requerem, todos os dias, pelo menos, cinco horas de luz direta do sol, pela manhã ou à tarde. Se a horta for implantada dentro de casa, acompanhe periodicamente a direção dos raios solares. Ela pode alterar ao longo do ano. Nesse caso, mude a horta para o local com maior incidência solar. Caso contrário, suas hortaliças e ervas podem não vingar.
Dicas de irrigação
Outro cuidado vital para as suas plantas é em relação à irrigação. O exagero nas regas pode apodrecer as raízes. Se a opção for o cultivo de hortaliças em vasos, faça furinhos no fundo para não acumular água. Prefira irrigar as plantas de forma moderada.
Segundo Caroline Reyes, agrônoma da Embrapa Hortaliças (Brasília/DF), para ver se as plantas precisam de novas regas, basta inserir um palito no solo. Se ao retirar o palito da terra, ele estiver molhado ou com solo grudado, a irrigação não será necessária.
Dicas de adubação
Antes do plantio e durante o desenvolvimento das plantas, a adubação é essencial. Quando as mudas estiverem crescendo, as adubações devem ocorrer a cada 15 dias. Após a colheita das hortaliças, o solo deve ser adubado para receber as novas plantas.
Existem vários tipos de adubos, desde compostos orgânicos até adubos químicos. O importante é nutrir bem as hortaliças e ervas.
Quais as variedades de hortaliças e ervas devo escolher?
Alecrim
O plantio de alecrim ocorre por sementes ou mudas. Se a opção forem mudas, elas podem ser transplantadas somente após alcançarem 15 cm.
Cebolinha
O plantio de cebolinha ocorre por sementes ou mudas. As sementes podem ser plantadas no local definitivo ou em vasinhos. Nesse caso, o transplante só pode ser feito após 30 dias.
Couve
O plantio de couve ocorre por sementes ou mudas. Se a opção for o plantio em jardineiras, elas devem ter, no mínimo, 25 cm de diâmetro.
Hortelã
O plantio de hortelã ocorre por sementes ou mudas de acordo com a espécie. Mas o local deve ser livre de ventos fortes, pois eles prejudicam o desenvolvimento da planta.
Manjericão
O plantio de manjericão ocorre por sementes ou mudas. Se a opção forem mudas, elas podem ser transplantadas após alcançarem 10 cm.
Salsinha
O plantio de salsinha ocorre por sementes e deve ser feito em recipientes com profundidade de, no mínimo, 30 cm, para o bom desenvolvimento das raízes.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Horticultura.
Leia o artigo "Horta caseira - 7 técnicas para o preparo dos canteiros".
Fonte: dicasdemulher.com.br
Por Andréa Oliveira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.