
Para que a produção de sua horta seja contínua, é importante que você faça um planejamento anual, definindo quais hortaliças serão plantadas nos meses de inverno e nos meses de verão.
Existem hortaliças que são originárias de clima quente (clima tropical), outras espécies são originárias de clima frio (regiões temperadas), o que faz com que essas plantas tenham adaptações climáticas diferenciadas. Na prática, esse fato resulta na facilidade maior ou menor para produção dessas espécies, de acordo com a sua origem, em diferentes épocas do ano. No entanto, devido aos trabalhos de melhoramento genético, atuais, existem algumas hortaliças que são produzidas satisfatoriamente durante o ano todo.
Por exemplo, a alface tem origem em região de clima temperado, preferindo temperaturas amenas; mas existem cultivares desenvolvidos para produzir nos meses de verão ou em locais mais quentes como a babá de verão.
Para que a produção de sua horta seja contínua, é importante que você faça um planejamento anual, definindo quais espécies e cultivares serão plantados nos meses de inverno e quais serão plantados no verão.
- hortaliças de clima ameno/frio: couve-flor de inverno, rabanete, alface, almeirão, chicória, rúcula, cenoura-de-inverno, beterraba, brócolis, ervilha, morango, couve-chinesa (acelga), cebola, cebolinha, salsa, alho, nabo, couve-manteiga, entre outros;
- hortaliças de clima quente: coentro, couve-flor de verão, brócolis de verão, cenoura de verão, berinjela, jiló, pimenta, pimentão, abobrinha, feijão vagem, pepino, abóbora, moranga, maxixe, melancia, melão, batata-doce, chuchu, quiabo, entre outros.
A produção de hortaliças fora de época pode ser feita, basicamente, de duas maneiras:
- pela utilização de variedades adaptadas, através do melhoramento genético, para aquela determinada época. Isso possibilita que tenhamos a hortaliça o ano todo; ou
- pela utilização de artifícios que minimizam o efeito climático negativo sobre uma determinada hortaliça. Dentre os artifícios mais comuns, podemos destacar: o uso de túnel baixo ou túnel alto e as estufas. Essas estruturas permitem certo controle ambiental de temperatura e umidade, fornecendo as condições mínimas exigidas pela espécie. No entanto esses artifícios envolvem custos mais elevados, que nem sempre podem ser arcados pelo produtor.
E também não há garantia de que a hortaliça tenha uma qualidade idêntica de quando ela é produzida tendo suas necessidades climáticas satisfeitas, pois ela sempre estará em uma condição desvantajosa.
Aprimore seus conhecimentos.
- Conheça o Curso CPT Horta Caseira.
- Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.