Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Influência do clima na produção de hortaliças

A temperatura é o fator climático que exerce maior influência sobre o cultivo de hortaliças

Para que a produção de sua horta seja contínua, é importante que você faça um planejamento anual, definindo quais hortaliças serão plantadas nos meses de inverno e nos meses de verão.

Para que a produção de sua horta seja contínua, é importante que você faça um planejamento anual, definindo quais hortaliças serão plantadas nos meses de inverno e nos meses de verão.

Existem hortaliças que são originárias de clima quente (clima tropical), outras espécies são originárias de clima frio (regiões temperadas), o que faz com que essas plantas tenham adaptações climáticas diferenciadas. Na prática, esse fato resulta na facilidade maior ou menor para produção dessas espécies, de acordo com a sua origem, em diferentes épocas do ano. No entanto, devido aos trabalhos de melhoramento genético, atuais, existem algumas hortaliças que são produzidas satisfatoriamente durante o ano todo.

Por exemplo, a alface tem origem em região de clima temperado, preferindo temperaturas amenas; mas existem cultivares desenvolvidos para produzir nos meses de verão ou em locais mais quentes como a babá de verão.

Para que a produção de sua horta seja contínua, é importante que você faça um planejamento anual, definindo quais espécies e cultivares serão plantados nos meses de inverno e quais serão plantados no verão.

- hortaliças de clima ameno/frio: couve-flor de inverno, rabanete, alface, almeirão, chicória, rúcula, cenoura-de-inverno, beterraba, brócolis, ervilha, morango, couve-chinesa (acelga), cebola, cebolinha, salsa, alho, nabo, couve-manteiga, entre outros;

- hortaliças de clima quente: coentro, couve-flor de verão, brócolis de verão, cenoura de verão, berinjela, jiló, pimenta, pimentão, abobrinha, feijão vagem, pepino, abóbora, moranga, maxixe, melancia, melão, batata-doce, chuchu, quiabo, entre outros.

A produção de hortaliças fora de época pode ser feita, basicamente, de duas maneiras:

- pela utilização de variedades adaptadas, através do melhoramento genético, para aquela determinada época. Isso possibilita que tenhamos a hortaliça o ano todo; ou

- pela utilização de artifícios que minimizam o efeito climático negativo sobre uma determinada hortaliça. Dentre os artifícios mais comuns, podemos destacar: o uso de túnel baixo ou túnel alto e as estufas. Essas estruturas permitem certo controle ambiental de temperatura e umidade, fornecendo as condições mínimas exigidas pela espécie. No entanto esses artifícios envolvem custos mais elevados, que nem sempre podem ser arcados pelo produtor.

E também não há garantia de que a hortaliça tenha uma qualidade idêntica de quando ela é produzida tendo suas necessidades climáticas satisfeitas, pois ela sempre estará em uma condição desvantajosa.

Aprimore seus conhecimentos.

- Conheça o Curso CPT Horta Caseira.

- Conheça os Cursos CPT da área Horticultura.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!