
Rumy Goto, professora do Curso a Distância CPT Cultivo de Tomate em Estufa, anuncia que o cultivo do tomate em estufa oferece frutos de melhor qualidade, com menor perda, com produção inclusive na entressafra, trazendo maior retorno financeiro. Com base nesses benefícios inegáveis, a utilização do cultivo protegido se consolidou como uma das técnicas mais vantajosas para a tomaticultura.
O tomateiro tem grande adaptabilidade climática, podendo ser cultivado em diversos climas, o que garante seu cultivo pelo mundo todo. Como alimento, na forma in natura ou processado, agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, o tomate é considerado a hortaliça universal dentre todas. É, também, a hortaliça que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de derivados, com grande importância econômica.
Porém, para o cultivo, é preciso estar atento a vários detalhes, que podem comprometer a produção. Apresentamos três:
Talos secos
Quando a planta apresenta folhas e raízes saudáveis, mas o galho está seco, o tomateiro pode estar sofrendo ataque do fungo Alternaria. Mas, os sintomas podem enganar o diagnóstico. O recomendado é coletar uma amostra e levar para análise em laboratórios, que fornecerão um diagnóstico mais preciso.
Murcha-de-verticílio e fungo tricoderma
A murcha é causada por um fungo de solo, conhecido como Verticillium spp. e possui controle difícil, mesmo com fungicidas. O seu controle é feito, geralmente, pela escolha de áreas não infestadas, rotação de culturas e pelo manejo de água de irrigação.
O fungo, por sua vez, não provoca doenças no tomateiro. É usado no controle biológico a outros fungos de solo, que provocam doenças. Estão sendo realizados testes para atestar a eficiência do Trichoderma no controle do Verticillium.
Em qualquer caso, é importante que o diagnóstico seja preciso, e em qualquer outra doença. Isso facilitará as recomendações para controle. Doenças como a murcha-bacteriana e a murcha-de-fusário podem ser confundidas com a murcha-de-verticílio.
Manchas escuras nos frutos
Podem ser causadas por fungos e bactérias, mas também pela falta de nutrientes. Por exemplo, a mancha na ponta do tomate, conhecida como “fundo preto”, ocorre pela falta de cálcio na planta, decorrente do baixo teor de água no solo. Reiterando: é imprescindível enviar amostras para um laboratório, de forma a obter um diagnóstico mais preciso.
Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Horticultura:
Cultivo de Tomate em Estufa
Produção de Tomate para Indústria
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino
Fonte: Carlos Alberto Lopes para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Andreia maria da silva
12 de out. de 2020Como cutiva pimentao

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de out. de 2020Olá Andreia,
O CPT tem o Curso Online Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino que irá auxiliar nessa questão e em diversas outras.
Uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso que serão fundamentais para o seu aprendizado.
Atenciosamente,
Lidiane Lisboa