WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Três dicas para quem deseja cultivar tomate

In natura, processado, como molho ou de várias outras formas, o tomate é um fruto mundialmente apreciado

Tomate sendo colhido

Rumy Goto, professora do Curso a Distância CPT Cultivo de Tomate em Estufa, anuncia que o cultivo do tomate em estufa oferece frutos de melhor qualidade, com menor perda, com produção inclusive na entressafra, trazendo maior retorno financeiro. Com base nesses benefícios inegáveis, a utilização do cultivo protegido se consolidou como uma das técnicas mais vantajosas para a tomaticultura.

O tomateiro tem grande adaptabilidade climática, podendo ser cultivado em diversos climas, o que garante seu cultivo pelo mundo todo. Como alimento, na forma in natura ou processado, agrada ao paladar de povos de todos os continentes do mundo. Por isso, o tomate é considerado a hortaliça universal dentre todas. É, também, a hortaliça que oferece maiores opções de industrialização, produzindo diversos tipos de derivados, com grande importância econômica.  

Porém, para o cultivo, é preciso estar atento a vários detalhes, que podem comprometer a produção. Apresentamos três:

Talos secos

Quando a planta apresenta folhas e raízes saudáveis, mas o galho está seco, o tomateiro pode estar sofrendo ataque do fungo Alternaria. Mas, os sintomas podem enganar o diagnóstico. O recomendado é coletar uma amostra e levar para análise em laboratórios, que fornecerão um diagnóstico mais preciso.

Murcha-de-verticílio e fungo tricoderma

A murcha é causada por um fungo de solo, conhecido como Verticillium spp. e possui controle difícil, mesmo com fungicidas. O seu controle é feito, geralmente, pela escolha de áreas não infestadas, rotação de culturas e pelo manejo de água de irrigação.

O fungo, por sua vez, não provoca doenças no tomateiro. É usado no controle biológico a outros fungos de solo, que provocam doenças. Estão sendo realizados testes para atestar a eficiência do Trichoderma no controle do Verticillium.

Em qualquer caso, é importante que o diagnóstico seja preciso, e em qualquer outra doença. Isso facilitará as recomendações para controle. Doenças como a murcha-bacteriana e a murcha-de-fusário podem ser confundidas com a murcha-de-verticílio.

Manchas escuras nos frutos

Podem ser causadas por fungos e bactérias, mas também pela falta de nutrientes. Por exemplo, a mancha na ponta do tomate, conhecida como “fundo preto”, ocorre pela falta de cálcio na planta, decorrente do baixo teor de água no solo. Reiterando: é imprescindível enviar amostras para um laboratório, de forma a obter um diagnóstico mais preciso.

 


Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da Área Horticultura:

Cultivo de Tomate em Estufa
Produção de Tomate para Indústria
Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Fonte: Carlos Alberto Lopes para Revista Globo Rural – revistagloborural.globo.com
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!